A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

há 6 anos

A+ A-

Mapa interativo mostra dados sobre Represas na Bacia do Alto rio Paraguai

Informações como a localização e o potencial de geração de cada empreendimento podem ser acessados

 A construção de Usinas Hidrelétricas (UHEs) e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) há muito tempo faz  parte da estratégia de expansão da matriz energética brasileira, sua expectativa de crescimento está claramente  evidenciada no Plano Nacional de Energia. Tal fato, em partes, se deve à ideia controversa de que estes  empreendimentos são fontes limpas de geração de energia, causando impactos insignificantes.

 Em função disso, o Brasil tem flexibilizado as normas ambientais e concedido incentivos financeiros com o objetivo  de facilitar e agilizar a implantação de empreendimentos deste segmento em todo país. A borda da Bacia  hidrográfica do Alto rio Paraguai (BAP), onde está inserida a maior planície inundável do planeta, o Pantanal, é  um destes territórios tidos como prioritários para a instalação das PCHs e UHEs.

 Hoje já existem 38 empreendimentos em operação na BAP e a previsão é de que mais 94 outras barragens sejam  instaladas nos próximos anos. Apesar da imagem limpa, estas barragens alteram consideravelmente o ambiente  onde são inseridas e geram impactos imensuráveis não só no campo ambiental e social, mas também, se tratando  do Pantanal, no campo econômico.

 No intuito de monitorar estes empreendimentos e avançar ainda mais nos estudos relacionados à problemática, a  organização não governamental Ecoa - Ecologia e Ação, por meio das pesquisadoras Silvia Zanatta e Suelen Sandim, desenvolveu um mapa interativo com a localização de cada represa compreendida dentro dos limites da Bacia do Alto rio Paraguai e seu respectivo potencial de geração elétrica.  O mapa foi elaborado a partir de informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Sistema de Informação Georreferenciada do Setor Elétrico (Sigel). 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024