A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
In Memoriam

18/05/2017 08:10

A+ A-

Morre Chris Cornell, do Soundgarden e do Audioslave, aos 52 anos

Morreu aos 52 anos, na noite desta quarta-feira, o cantor e compositor Chris Cornell, famoso por liderar o Soundgarden e o Audioslave. O agente do músico, Brian Bumbery, confirmou à agência Associated Press que o artista morreu "de forma súbita e inesperada" em Detroit, nos Estados Unidos.

Segundo Bumbery, a viúva e a família de Cornell estão em choque. Os parentes, que agora auxiliam os legistas na identificação da causa da morte, pediram privacidade.

Cornell comandou um show do Soundgarden horas antes de morrer. Ele estava no meio de uma turnê pelos Estados Unidos, cujos ingressos estavam esgotados. Faltavam seis apresentações, até a conclusão da tour, em 27 de maio.

Reconhecido como um dos pioneiros — e dono de uma das melhores vozes — da cena grunge de Seattle, nos anos 1990, o americano fundou o grupo Soundgarden. A formação musical ganharia fama pelos troféus no Grammy com as canções "Black Hole Sun" e "Spoonman". Cornell esteve no Brasil em dezembro passado, para shows solo no Rio, em São Paulo e em Curitiba.

O Soundgarden se desfez em 1997 e voltou a atuar reformada em 2010. No hiato, o Soundgarden foi responsável pela música-tema "You Know My Name", de James Bond, o 007, em 2006. A primeira e única apresentação da banda no Brasil foi em 2014, como atração do festival Lollapalooza, em São Paulo.

Em 2001, Cornell se uniu a três ex-membros do Rage Against the Machine — Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk — para fundar o Audioslave, supergrupo que alcançou grande sucesso naquela década, lançando três álbuns entre 2002 e 2006 — "Audioslave" (2002), "Out of exile" (2005) e "Revelations" (2006). Em maio de 2005, eles fizeram um show gratuito e histórico em Cuba, para 70 mil pessoas, tornando-se a segunda banda de rock americana a se apresentar no país. A performance acabou virando um DVD, lançado no mesmo ano.

O grupo se separou em 2007, quando Cornell deixou o projeto devido a "conflitos pessoais e diferenças musicais". Mas, em janeiro, o quarteto se reuniu para um um evento de protesto contra a posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump, batizado de "Baile Anti-inauguração" (em tradução livre).

 Outro famoso projeto em que Cornell esteve envolvido foi o Temple of the Dog, criado em 1990. Também considerado um supergrupo, reunia membros do Pearl Jam — o baixista Jeff Ament e os guitarristas Stone Gossard e Mike McCready — e do Soundgarden — Cornell, além do baterista Matt Cameron, que toca nas duas bandas.

O grupo foi formada para homenagear o vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, morto de overdose em 1990. Gossard e Ament tocavam no grupo, e Cornell era um amigo próximo do músico. Ao mesmo tempo, os dois primeiros formavam o Pearl Jam com Eddie Vedder. O Temple of the Dog lançou apenas um disco, de mesmo nome, em 1991. A banda não tinha feito turnês até ano passado, 25 anos depois do álbum, quando fez cinco shows nos EUA.

Famoso pela performance em bandas, Cornell construiu também uma bem-sucedida carreira solo. Ele ainda compunha canções. Seu último álbum, "Higher Truth", de 2015, alcançou o top 20 nos Estados Unidos

 

 

   

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024