TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Interior

Céu fica encoberto durante tempestade de chuva e poeira em MS

Meteorologia alerta para chuva forte e ventania nos próximos dias

19 outubro 2017 - 15h32Por Uol

Uma tempestade de poeira invadiu cidades do sul de Mato Grosso do Sul no começo desta tarde (19). A cortina da grossa poeira veio antes da chuva com raios e trovões.

A poeira foi levanta pelo vento. Em Dourados, a 200 km de Campo Grande, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 64 km/h entre 12 e 13 horas (hora local). O aeroporto de Dourados teve rajadas de 59 km/h e também foi atingido pela tempestade de poeira. A mensagem meteorológica das 13 horas (local) enviada pelo aeroporto veio a sigla DU, que vem da palavra em inglês DUST (poeira).

Fortes pancadas de chuva e com ventos fortes foram observados em vários locais do sul de Mato Grosso do Sul no começo da tarde do dia 19 de outubro por causa da aproximação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil.

Nos próximos dias, rajadas de vento muito fortes, até com 90 km/h poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul. Até o domingo, 22 de outubro, o risco de ventania é maior porque a quantidade de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus vai aumentar sobre o estado. O tempo fica bastante instável, com risco de temporais especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas região de Campo Grande também poderá ter chuva forte.

Até o domingo, o deslocamento de duas frentes frias pelo Sul do Brasil vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul do Brasil e sobre o Paraguai, e parte destas nuvens vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul com potencial para tempestades.