TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
TCE MARÇO DE 2024
Polícia

Fazendeiro é multado em R$ 7,5 mil por armazenamento ilegal de madeira

Madeira foi apreendida e infrator também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão

15 dezembro 2017 - 13h56Por PMA

Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município de Bandeirantes e autuaram ontem (14), um fazendeiro por exploração e armazenamento ilegal de madeira.

O pecuarista (75), residente em Bandeirantes, possuía 116 postes e 27 firmes de madeira da espécie aroeira, medindo 8,5 m³, armazenados em sua propriedade, sem autorização ambiental.

O produto vegetal nativo das espécies aroeira (protegida por lei) e mais 10 m³ de ipê em tábuas eram armazenados sem o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento de licença para se transportar, armazenar ou utilizar qualquer tipo de produto florestal nativo. 

O material ilegal estava sendo utilizado em um mangueiro de gado na propriedade.

A madeira foi apreendida. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 7,5 mil. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.