A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

08/01/2018 08:22

A+ A-

Operação Icaro verifica irregularidades na aviação civil e apreende sucatas

Foram cumpridos dois mandados judiciais e quatro investigados acabaram autuados em flagrante por posse ilegal de armas

A DECO (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a fase Vastum da Operação Ícaro cumprindo 25 mandados de busca e apreensão em residências e empresas voltadas à aviação civil, incluindo oficinas aeronáuticas e empresas de táxi aéreo homologadas pela ANAC. Os mandados foram cumpridos no dia 18 de dezembro, mas os resultados apenas divulgados hoje (8).

Diversas denúncias de reaproveitamento de peças inadequadas para uso aeronáutico e instalações de referidas em aeronaves em uso atual foram feitas,  algumas delas com histórico de acidentes com óbitos, prática de táxi aéreo clandestino por pilotos e empresários sem devida homologação pela ANAC, adulterações de prefixos de aeronaves e falsidade ideológica em planos de voos, bem como, foi interditado uma área contendo armazenamento de diversas peças aeronáuticas condenadas para uso em uma área de oficina homologada na capital conhecida como Sucatão.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados judiciais, quatro investigados acabaram autuados em flagrante por posse ilegal de armas e munições,  cinco aeronaves foram apreendidas (aeronaves Carajá, Baron, Cesnna 182, Babdeirantes, Cesnna 210) com indícios de manutenções irregulares que atentam contra a segurança de voo.

Também foram apreendidas diversas peças aeronáuticas, sucatas localizadas em residências de mecânicos e proprietários de oficinas e foram  recolhidos documentss e equipamentos de informática e telefônicos de interesse q investigação. A operação contou com equipe policial e perícia especializados em prevenção e investigação em acidentes aeronáuticos, técnico especializado da ANAC designado de Brasília para a operação, que é pioneira e inédita no país.

A operação vem sendo desencadeada desde o ano de 2015 pela DECO com foco na segurança de voo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024