TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Polícia

Operador financeiro de esquema de Cabral deixa a cadeia no Rio

Ele deixou a cadeia por volta das 10h50 deste sábado (21). Nesta sexta (20), Ary foi condenado a 9 anos de prisão por lavagem de dinheiro

21 outubro 2017 - 12h24Por Globo

O agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho, apontado como operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral, deixou a cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, por volta das 10h50 deste sábado (21). Ele saiu acompanhado por dois advogados, que não quiseram falar coma imprensa.

Nesta sexta (20), Ary Filho foi condenado pelo juiz Marcelo Bretas a nove anos de prisão, também por lavagem de dinheiro, no processo da operação Mascate, um desdobramento da Lava Jato no Rio. Também nesta sexta, ele foi denunciado à Justiça pelo crime de lavagem de dinheiro. Essa foi a terceira denúncia contra Ary Filho. Apesar da condenação e da nova denúncia, o juiz Marcelo Bretas determinou que ele pode recorrer da sentença em liberdade.

Segundo delatores, havia um esquema dentro da secretaria Estadual de Fazenda que teria desviado cerca de R$ 3,8 milhões dos cofres públicos. Além de Ary Filho, também foram condenados o ex-governador Sérgio Cabral, a 3 anos de prisão, e o operador Carlos Miranda a 12 anos de prisão.

Segundo as investigações, ele era um dos operadores financeiros do esquema de corrupção chefiado por Cabral. Ary foi preso no dia 2 de fevereiro em uma ação conjunta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Após uma longa manhã de buscas em vários endereços dele, Ary foi encontrado pela polícia dentro de um carro na Rodovia Presidente Dutra.