A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

21/03/2018 15:19

A+ A-

‘Vovózona do crime’ era ponte entre presídio e ladrões de veículos na Capital

Articuladora dos crimes, entre eles sequestro de casal no Amambaí, mulher segue foragida

A polícia conseguiu esclarecer a autoria de uma série de roubos de carro e o sequestro de um casal no bairro Amambaí, em Campo Grande, e identificou Vera Lúcia Ofmestre da Costa, 58 anos, como a principal articuladora da quadrilha. Nove pessoas já foram presas, mas a mulher segue foragida.

Segundo a delegada Aline Sinnott, da Defurv (Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos de Veículos), o papel de Vera seria de ‘ponte’ entre os internos da Penitenciária de Segurança Máxima e os assaltantes em liberdade. Os ladrões tinham dívidas de drogas com os internos, que eram cobradas pela prestação de serviço ao roubarem os carros.

Além de Vera, foram indiciados Daniel Lara Brant, 21 anos, Jonatan Kennedy Silva de Matos, 23 anos, Winnyston Matheus de Araujo Bispo, 18 anos, e Allex Lopes da Fonseca, 24 anos.

Para cometer crimes, utilizavam um Uno e um Celta, e depois levavam os veículos roubados até a Bolívia. Com as nove prisões, a delegada afirma que os roubos de veículos na Capital já reduziram. Quatro veículos roubados pelo grupo já foram recuperados.

A ‘vovózona’ Vera tem quatro passagens pela polícia, pelos crimes de roubo e tráfico de drogas, e chegou a ser presa em 2016. “Ela é uma pessoa bastante articuladora, agora aguardamos mais informações e até mais vítimas desse grupo, depois da divulgação das fotos dela”, disse a delegada.

Ainda segundo Sinott, já foram solicitadas as prisões preventivas de todos os autores, que devem responder conjuntamente pelo Roubo Majorado pela Restrição da Liberdade, com pena que pode chegar até 15 anos de prisão.

Sequestro de casal

Um dos últimos crimes da quadrilha, o roubo de carro e sequestro do casal no bairro Amambaí, acabou por dar indícios fortes sobre as estratégias e identidades do grupo.

No dia 17 de fevereiro deste ano, por volta das 23 horas, um casal de noivos chegava em casa quando foram surpreendidos por três homens armados, que bateram no vidro do carro com uma arma e fizeram as vítimas abrirem o veículo, momento em que os três indivíduos entraram no carro e levaram o casal para um cativeiro, onde permaneceram na mira dos criminosos até às 8 horas da manhã do dia seguinte.

Conforme declaração das vítimas, no cativeiro eles foram amarrados com fitas e os autores ficaram o tempo todo apontando a arma de fogo para eles. De acordo com a investigação, Jonatan e Allex foram os autores que abordaram as vítimas. Depois, Winnyston Matheus, Allex e Jonatan permaneceram com as vítimas no cárcere. Em seguida Jonatam e Vera Lucia utilizaram os cartões de crédito das vítimas para fazer compras enquanto elas estavam no cativeiro, sendo que Daniel seria o responsável levar o veículo roubado até a Bolívia, onde já teria comprador.

Logo após o roubo, equipes da Garras e Defurv iniciaram as investigações em busca de informações que pudessem levar aos autores, e com auxílio da perícia e de outras técnicas conseguiram identificar os criminosos, sendo que quatro deles acabaram presos pela polícia militar, por terem praticados outros crimes.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024