A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

24/09/2017 18:10

A+ A-

Da Câmara, vereadores ensaiam voos mais altos e miram Assembleia e Congresso Nacional

Pelo menos 14 parlamentares manifestaram interesse em disputar as eleições 2018

Em 2016, os campo-grandenses renovaram 63% dos acentos da Câmara Municipal. Dos 29 vereadores, apenas 11 foram reeleitos para esta legislatura. Agora, a aposta dos parlamentares é que o mesmo fenômeno aconteça em outras Casas de Leis: como Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Congresso Nacional. Do total, 14 parlamentares municipais planejam disputar cargos estaduais e federais em 2018.

Nesta semana, o TopMídiaNews fez um levantamento com os 29 vereadores para saber quais teriam projetos políticos para 2018. Dos 29, 14 disseram que tem pretensões e miram desde o Senado Federal à Assembleia Legislativa.

São ainda oito e sete afirmaram que não devem deixar a Câmara Municipal de Campo Grande. Porém, os parlamentares que manifestaram interesse afirmam que dependem de outros fatores, como uma definição da reforma política.

Senado

Para o Senado Federal, o vereador Gilmar da Cruz, do PRB, quer disputar a vaga. "Já me coloquei com disponibilidade no meu partido para disputar alguma coisa em 2018. Mas no que depender de mim, vou na disputa para o Senado", afirma. 

Outro que afirmou ser cotado para disputar uma das duas vagas ao Senado é o vereador Vinicius Siqueira, do DEM. "[O partido] já discutiu até me jogar para o Senado caso o partido lance candidato ao governo. Mas eu acho pesado e difícil". Outras possibilidades segundo ele está em discussão. "Depende das regras eleitorais e se o Democratas lançaria ou não candidato a governador. Se lançar, deputado federal. Se não lançar, estadual".

Ao ser questionado qual seria a sua preferência, o parlamentar afirmou preferir a disputa pelo cargo de deputado federal. 

Deputado Federal

Siqueira é o primeiro que manifestou o interesse na Câmara dos Deputados, junta a ele, mais quatro parlamentares. Odilon de Oliveira Junior, do PDT; Valdir Gomes, do PP; Ayrton Araújo, do PT e Epaminondas Vicente, o Papy, do Solidariedade.

Papy disse está analisando um convite feito pela Nacional do partido. "A Nacional do meu partido esteve aqui em Campo Grande e me convidou para ser deputado federal. Agora vou avaliar bem certinho para não dar um bote errado".

Valdir Gomes, do PP, disse que ainda depende uma definição do principal líder do partido, ex-prefeito Alcides Bernal. Odilon Jr, do PDT, também manifestou interesse e lembrou que tem aparecido em pesquisas de intenção de voto. 

Único representante do Partido dos Trabalhadores na Casa de Leis municipal, Ayrton Araújo, também poderá ser pré-candidato. "Se for preciso sair para ajudar o partido eu saio a deputado federal. Além de apoiar no estadual o deputado Cabo Almi".

Deputado estadual

Abrindo a fila dos possíveis pré-candidatos está o vereador Loester Nunes, do PMDB. "Pretendo para deputado estadual, mas ainda depende da reforma política". O vereador Carlos Augusto, do PBS, também é outro. "Vou sair candidato estadual pelo PSB. Vou ajudar o partido e com a força do trabalho e dos companheiros, tentar me eleger".

O vice-presidente da Câmara Municipal, Derly dos Reis, o Cazuza, do PP, também confirmou que deve disputar as eleições de 2018. "Tenho feito esta análise com o partido. Se tudo der certo sairemos sim". Por meio da assessoria de imprensa, Dharleng Campos, do PP, é outra parlamentar que deve engrossar o grupo de parlamentares. "Ela é cotada dentro do partido justamente pela representatividade e por ser mulher".

Outro a comentar é o vereador Junior Longo, do PSDB. "Estou vendo, tem muita coisa para acontecer, reforma política é uma. Mas estou trabalhando e se for o caso, ver dentro do partido, posso sair a estadual".

Pela assessoria de imprensa, a vereador Cida Amaral, do Podemos, também seria outra cotada a disputar o pleito de 2018, como deputada estadual. 

O atual líder do prefeito Marquinhos Trad, do PSD, vereador Chiquinho Trad, do mesmo partido também pode disputar o pleito. "Sou soldado do Partido. Se o partido precisar estou pronto".

Por fim, o vereador Luca de Lima, do Solidariedade, também deve participar do mesmo pleito. 

Não irão se candidatar

André Salineiro, do PSDB, disse que não deve disputar ao pleito. "No momento só estou focado em realizar o mandato de forma exemplar. Não estou pensando em 2018, sei que há especulações, até mesmo dentro do meu partido, mas nunca me posicionei, pois creio ser muito cedo. Tem muita coisa para fazer como vereador".

João Cersar Mattogrosso, e presidente municipal do PSDB, disse que também não tem planos. "Prometi em minha campanha honrar e cumprir meu mandato. Por mais que tenha circulado o meu nome, e fico feliz, sinal que devemos estar fazendo um bom trabalho, irei cumprir meu mandato de vereador até o final".

Wilson Sami, do PMDB, também disso não. Otávio Trad, do PTB, também disse que não deve disputar as eleições até o momento. 

Por fim, o atual presidente João Rocha, do PSDB, informou que até o momento não deve disputar. "No momento, o único projeto é cuidar da Câmara Municipal de Campo Grande, por mais que o nome permaneça na lista de possíveis candidatos. Vou cuidar da Câmara".

Indecisos ou não sabem

Indeciso, Eduardo Romero, da Rede, disse que só terá uma resposta em setembro. A reportagem ouviu cada um dos 29 parlamentares e entrou em contato com as assessorias de imprensa. No entanto, não obtivemos respostas dos seguintes vereadores: Ademir Santana, do PDT; Pastor Jeremias Flores, do Avante; Willian Maksoud, do PMN; Francisco Gonçalves, do PSB que não responderam as mensagens encaminhadas. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024