A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

18/05/2018 08:23

A+ A-

Dia do Gari: parlamentar destaca importância dos trabalhadores da limpeza no Estado

Rinaldo é autor da lei que incluiu o Dia do Gari no calendário de MS

Em comemoração ao Dia Estadual do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Pública Urbana (Gari), o deputado Rinaldo Modesto (PSDB) utilizou a tribuna durante sessão ordinária para homenagear os trabalhadores. O Dia do Gari é celebrado no dia 16 de Maio, após ser incluído no calendário de Mato Grosso do Sul por meio da Lei 3.754/2009 criada pelo parlamentar.

“Para muitos, por discriminação e desconhecimento, esta profissão não tem valor nenhum. Todas as profissões têm sua importância, homenageamos aqui vários profissionais e o gari não é menos importante que o médico, o engenheiro ou o advogado. Infelizmente, muitas vezes quem trabalha em serviços elementares geralmente é discriminado ou ridicularizado, mas com alegria parabenizo hoje todos que fazem a assepsia da cidade, limpam o lixo que é produzido pela sociedade”, disse o deputado.

Rinaldo destaca que o trabalho do gari é de suma importância para a sociedade. “Fico imaginando o que seria de uma cidade ou comunidade sem o cidadão que cuida do lixo que a sociedade produz. Não podemos deixar de lembrar desta figura ilustre, que frequentemente trabalha despercebido, mas tem uma importante função social. O reconhecimento a ele é imperioso, pois na maioria das vezes o seu trabalho é desenvolvido em insalubridade e periculosidade, mas sempre com determinação e grande senso de responsabilidade”.

De acordo com o parlamentar, o dia do gari também é reconhecido nacionalmente, a data lembra o dia da publicação da Lei que instituiu a categoria, em 16 de maio de 1962. “O nome é proveniente do empreiteiro francês Aleixo Gary, que assinou um contrato com o governo imperial em 1876, para realizar a limpeza da cidade do Rio de Janeiro, sede da corte na época. Os cariocas gostaram da sua eficiência de trabalho e começaram a chamar ‘a turma do gary’, passando depois para ‘chamem o gary’, e com o tempo o termo passou a gari, como conhecemos atualmente”.

  O líder do Governo na Assembleia Legislativa também destacou a educação ambiental ao fazer uso da tribuna. “Recebi do amigo Readir Andrade, coordenador de segurança do trabalho, uma cartilha de educação ambiental, que informa a sociedade sobre a importância da reciclagem e da separação do lixo nas casas para a coleta seletiva. Essas pequenas atitudes ajudam muito quem está na ponta, na usina de reciclagem, pois eles reverterão o lixo corretamente descartado em renda”.

Convite

Ao final, Modesto convidou os presentes para participar do 5º Evento Perfurocortante, que será realizado no próximo sábado (19), das 8 às 15 horas, na Escola Irene Szukala, localizada no Jardim das Hortências, em Campo Grande. No evento haverá uma palestra sobre a coleta seletiva e o correto acondicionamento do lixo perfurocortante para proteger os garis de acidentes. Também haverá aferição da pressão arterial, exames de glicemia, corte de cabelo, artesanato, entre outros.  

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024