A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

09/12/2016 15:25

A+ A-

Ministro do STF cobra instalação da comissão de impeachment de Temer na Câmara

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello está cobrando explicações da Câmara dos Deputados sobre a demora na instalação da comissão de impeachment do presidente Michel Temer.

Em abril deste ano, o magistrado determinou que o presidente da Câmara na ocasião, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), instalasse a comissão para analisar o processo contra o então vice-presidente da República.

De acordo com o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, não é de responsabilidade dele a indicação dos integrantes da comissão de impeachment contra Temer. Dos 66 membros titulares, a comissão tem como indicados apenas 16 parlamentares. Rodrigo Maia explicou que nem todos os líderes indicaram ainda os integrantes do colegiado. 

"Houve um pleito da pessoa que ingressou e ele manda para Câmara para que a Câmara explique porque a comissão não foi instalada. Ela não foi instalada porque essa é uma atribuição dos líderes e os líderes ainda não indicaram os membros. Aqui é uma Casa política, e a decisão política dos líderes, pelo jeito, está tomada."

A ação contra o Michel Temer se baseia nas mesmas acusações de crime de responsabilidade que levaram à cassação da ex-presidenta Dilma Rousseff. Rodrigo Maia informou que as regras da comissão de impeachment foram determinadas pelo próprio Supremo Tribunal Federal, quando definiu o rito do processo contra Dilma.

"Essa é uma decisão do próprio Supremo, na ADPF que tratou do processo de impeachment da presidente Dilma, é uma decisão do próprio Supremo e acho que não devo desacatar o próprio Supremo."

Na época, os ministros do Supremo defenderam que as indicações para o colegiado deveriam ser feitas pela liderança partidária ou bloco, não podendo ter candidatura avulsa para formação de chapa alternativa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024