A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

23/03/2017 15:10

A+ A-

Novo racha na base pode impedir aprovação da PEC do Teto dos Gastos

Siufi afirmou que pode deixar base do governo

Um novo racha na base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pode impedir a aprovação da proposta de Emenda a Constituição que estabelece o teto dos gastos do Governo do Estado por dez anos. O deputado Paulo Siufi, do PMDB, ameaça deixar a base após ter projeto arquivado.

A PEC foi aprovada na sessão de 22 de março, por apenas um voto acima do necessário. Dos 2/3 terços dos votos exigidos para aprovar uma emenda a constituição estadual, a proposta passou com 17 votos favoráveis e cinco contrários. Com a possibilidade de Siufi deixar a base, o governo do estado fica vulnerável a ter a proposta rejeitada em plenário.

O governador Reinaldo Azambuja iniciou o ano de 2017 com uma base de sustentação de vinte parlamentares. Entretanto, após a polêmica envolvendo a disputa da presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o deputado Lídio Lopes (PEN) foi o primeiro a declarar independência ao Governo e tem votado de maneira contrária as propostas governamentais.

Com a saída de Siufi da base aliada, o governo do Estado terá seis votos contrários na votação em segunda discussão da PEC do teto dos gastos. Com isso, ficam 16 votos favoráveis, garantindo a aprovação da emenda. Entretanto, basta apenas mais um deputado votar contra, que a matéria seria rejeitada, não podendo mais ser apresentada nesta legislatura, o que enterraria os planos de Azambuja de limitar os gastos do governo e dos demais poderes.

A desavença com Paulo Siufi começou após o vice-líder do Governo na Casa de leis, deputado Beto Pereira, emitir parecer contrario a tramitação de projeto de autoria de Siufi. Por duas sessões consecutivas o parlamentar recém-empossado utilizou a tribuna para expressar a sua indignação.

Na sessão desta quinta-feira, 23 de março, Siufi tirou satisfação em público de que supostamente Beto Pereira teria ameaçado o parlamentar. “Me disseram que o senhor disse ‘Eu ainda pego esse cara’. Sou homem suficiente para discutir todos os assuntos pertinentes. Não sou homem de falar pelas costas. Eu falo olhando nos olhos”, disse Siufi a Beto Pereira. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024