A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

15/03/2024 10:33

A+ A-

Arara-canindé 'pousa' no ombro de turistas que visitam monumento em Terenos

Obra foi pensada com espaço instagramável e iluminação especial

Determinado a deixar Mato Grosso do Sul mais rico culturalmente, o artista plástico Cleir homenageia o município de Terenos, distante 31 km de Campo Grande, com o Monumento Canindés, no Parque Municipal Issac Cardoso Filho (Campão).

A obra apresenta duas araras-canindé (Ara ararauna), com cerca de 7 metros de altura. A estrutura inclui ferro, argamassa armada e a pintura com acabamento em veladura, mesma técnica utilizada por Cleir em suas telas.

"Terenos é um município acolhedor, com pessoas simpáticas e que integraram a rotina de trabalho, sempre com demonstração de apoio. Em agradecimento, me dediquei a apresentar uma obra que valoriza a cidade”, destaca Clair.

O espaço tem iluminação especial, paisagismo e um espaço ‘instagramável’, onde é possível fazer fotos com a ilusão de uma das araras estar pousada no braço do visitante. As aves são apresentadas com leveza, pousadas em um galho.

O artista plástico tem carinho especial pela fauna do Cerrado. Segundo ele, as aves que o inspiraram o visitavam diariamente durante os sete meses de concepção da obra.

“Esse trabalho foi pensado durante dois anos. Em 2021, o prefeito Henrique Budke me procurou e falou sobre sua ideia de valorizar a cidade com a escultura. Na época eu estava indo para Arapongas (PR) onde trabalhei por um ano e meio e na volta, retomamos o projeto que tanto me alegra. Entre as aves da nossa fauna, a arara-canindé é a que tenho uma admiração especial e elas me inspiraram muito durante o trabalho, pois, enquanto sobrevoavam e pousavam ao redor, eu observava de perto seu comportamento e beleza para transmitir para as esculturas”, conta Cleir.

Sobre a ave 

Conforme a assessoria do artista plástico, as araras-canindé pertencem à família dos psitacídeos e apresentam características comuns entre as outras espécies de araras. 

"Suas principais características morfológicas são seu menor tamanho, que pode atingir no máximo 86 cm e peso, que varia entre 995 e 1380g, sua coloração é inconfundível, sendo azul em seu dorso, amarelo no ventre, possuindo o rosto branco com penas faciais pretas junto a seu pescoço e a parte frontal de sua cabeça que é de cor verde. Como as outras araras, a vocalização desta espécie é alta e forte, mas cada uma delas produz sons diferentes, sendo possível distinguir as espécies pelo canto", diz a assessoria.

De acordo com o Instituto Arara Azul, a arara-canindé é encontrada na América do Sul, principalmente na Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e claro, no Brasil, além de também habitar países da América Central, como o Panamá. 

Veja fotos de Jairton Costa:

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024