Um vídeo divulgado pela Escola Estadual Ernesto Solon Borges oficial (EEESB) chamou atenção de quem rolava pelas redes sociais: um diretor indo buscar em sua moto elétrica uma estudante que havia dormido demais e ia chegar atrasada para a prova de Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Essa avaliação consiste em uma diversas provas aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde 1990. O objetivo do SAEB é avaliar o desempenho dos estudantes por meio de testes e questionários contextuais, para ajudar a identificar problemas e orientar políticas públicas para a melhoria da qualidade do ensino
A legenda do post nas redes sociais da escola mostra o quão importante era a presença dos alunos para o teste: "Hoje o diretor virou agente secreto da educação: missão dada é missão cumprida! Em dia de SAEB, vale tudo pra garantir que cada estudante tenha a chance de mostrar seu potencial. A busca ativa é mais do que correr atrás de estudante — é correr atrás de equidade, de dados que fazem a diferença e de um futuro melhor pra nossa escola!".
A prova foi aplicada na segunda-feira da semana passada, 20 de outubro, e impacta também nas estratégias da escola para melhorar o ensino. A reportagem destaca que o vídeo foi usado de forma lúdica, não se tratando de uma fato real, apenas uma publicidade da prova.
* Matéria editada às 10h55 de 30/10 para acréscimo de alerta sobre tratar-se de ação publicitária da escola.







