A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

28/12/2019 09:58

A+ A-

Histórico, Padre Pascoal celebra 60 anos de história missionária em Corumbá

Não é difícil encontrar esse “jovem de 83 anos” em meio às crianças que já são a segunda ou a terceira gerações do trabalho social

No dia 11 de novembro deste ano, padre Pascoal Forin, sacerdote salesiano, desembarcava, novamente, no Brasil depois de uns dias de encontro, descanso e contato com os colaboradores internacionais dos projetos sociais realizados em Corumbá.
No mesmo dia, porém o ano era 1959, o jovem italiano pisava pela primeira vez o solo brasileiro. Veio conhecer e viver no tão sonhado país que desde muito cedo fez parte do imaginário ilustrado pelas conversas e propagandas dos missionários salesianos que viviam em meio aos indígenas do Mato Grosso e retornavam ao continente europeu.

A história é contada pelo site Diário Corumbaense. Foi uma longa viagem de navio até o porto de Santos e de lá, uma carona no avião militar que fez duas escalas na precária estrutura de um aeroporto no interior de São Paulo e posteriormente na choupana do então aeroporto de Três Lagoas. Assim nasceu essa história de 60 anos de dedicação ao povo brasileiro.

Eram outros cinco jovens sonhadores que estavam dispostos a doar a vida na causa missionária ad gentes (termo latim quem pode ser interpretado como missionário para as nações) na mesma viagem. E nas palavras do próprio padre Pascoal, “foram grandes os desafios, porém valeu a pena cada uma das vitórias”.

Atualmente está à frente, como animador, do projeto social do Centro de Apoio à Infância e Juventude (CAIJ) localizado no bairro Cristo Redentor, um dos braços de atuação da Cripam (Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Müller). Diariamente são mais de 600 crianças, adolescentes e jovens atendidos com instrução educativa e formação biopsicossocial no contraturno escolar. A obra é mantida por meio de doações internacionais, ajuda da comunidade e apoio da Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT).  

Não é difícil encontrar esse “jovem de 83 anos” em meio às crianças que já são a segunda ou a terceira gerações do trabalho social realizado na região de Corumbá.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024