Maracaju II dengue agosto 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
terça, 16 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
Dengue agosto
Algo mais

Reinaldo Azambuja é o primeiro cidadão de MS a responder o questionário do IBGE

Evento de lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira; coleta de informações acontecerá até o dia 31 de outubro

01 agosto 2022 - 12h36Por Antonio Bispo

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, na manhã desta segunda-feira (1), no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, a coleta de dados realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ocorrerá até o dia 31 de outubro entre todos os cidadãos brasileiros.

Como forma de divulgar o início dos trabalhos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi a primeira pessoa de MS a responder o questionário, que tem duração de aproximadamente 5 minutos.

Durante o evento, Reinaldo ressaltou a importância do trabalho, que dará um diagnóstico atualizado sobre a situação da população brasileira.

"O censo espelha a realidade em que estamos vivendo. Temos mais de 5,8 mil municípios no Brasil. E esses dados são muito importantes para nortear as políticas públicas, mostrar os problemas e as dificuldades", disse o governador.

Em todo o País, serão visitados 75 milhões de domicílios e ouvidas 250 milhões de pessoas. Já no Estado, são 950 mil residências e 2,9 milhões de habitantes.

As coletas poderão acontecer de forma presencial, por telefone e pela internet. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos.

Cerca de 3 mil pessoas foram contratadas temporariamente em MS para coletarem as informações e em outras funções.

"Com o apoio dos órgãos públicos, como prefeituras e o Governo do Estado, conseguimos montar essa estrutura de exército. A nossa missão é retratar o Brasil para planejar o futuro", disse o superintendente do IBGE em Mato Grosso do Sul, Mário Alexandre de Pinna Frazeto

A principal forma de coleta dos dados será presencial. Os recenseadores estarão uniformizados, com colete e boné. E o cidadão poderá também confirmar a identidade do entrevistador no site https://www.ibge.gov.br/ informando o número da matrícula no crachá do entrevistador. Outra opção é a central telefônica exclusiva para o levantamento, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível pelo número 0800 721 8181.

No Censo 2022, haverá dois tipos de questionários. O questionário ampliado ou da amostra com 77 perguntas e o questionário simplificado ou básico com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios. A intenção é permitir uma maior cobertura temática, sem sobrecarregar a operação.