Quem passa pela Rua Santa Dorotheia, nº 358, na Vila Carvalho, vê uma fachada multicolorida, com uma réplica do 14 Bis sobre a porta, talvez se pergunte o que é aquele lugar. Ainda que a frente seja diferentona, ela não passa a menor ideia do que há lá dentro: é, de fato, o Mundo Mágico do Bamboo.
Logo ao passar pela porta, se vê, no teto, um corredor de guarda-chuvas também multicoloridos, além de alguns personagens "viajando" em balões de ar quente.
Para os pequenos, é óbvio, isso é de encher os olhos, além de ser um convite para brincar e se divertir aos montes.
Cledemir Bambokian, o proprietário do espaço, nos conta que a ideia para tudo o que há no espaço saiu de sua própria cabeça, após perceber uma necessidade recorrente das mulheres que frequentavam o espaço que ele tinha antes.
"Eu tinha uma casa de samba antigamente, aqui, neste mesmo espaço, que era o Quintal do Samba, depois o Quintal da Música, e a gente sempre via a necessidade das mães que vinham, por um espaço kids. Eu sempre quis montar um, mas não tinha espaço suficiente para isso. Daí, veio a pandemia, e tudo ficou mais difícil em relação ao custo das coisas e ao consumo das pessoas, e então a gente optou por fechar o Quintal da Música e, assim que fechou, eu tive a ideia de montar esse espaço infantil".
Entre a desmontagem do que tinha antes e a montagem do que tem hoje no espaço, Bambokian comenta que o tempo foi de seis meses e, ainda, alguns brinquedos precisaram ser refeitos por, até, três vezes.
No caso da roda gigante, por exemplo, ele chamou um engenheiro para fazer o projeto e executá-lo. "Tinha dias aqui em que a gente ficava até as 22h, foi muito puxado. Teve brinquedos que a gente fez três vezes para poder dar certo, que foi a roda gigante. Foi construída por nós, por um profissional, o Luiz, um engenheiro eletroeletrônico, um cara muito bom no que faz, muito caprichoso, e eu o auxiliei o máximo que pude."
"As ideias da maioria das coisas aqui foram minhas, mas sempre dependendo de outras pessoas para poder executar. Por exemplo: eu não sei soldar, não consigo fazer esse trabalho."
A roda gigante do espaço de Cledemir é uma das poucas em buffets infantis de Campo Grande.
Pergunto a ele o que mais foi feito "com as próprias mãos" no espaço, e ele, então, nos surpreende, explicando que os itens não estão ali apenas por estar, da forma como estão.
A Kombi, por exemplo, é como se entrasse em uma parede e saísse em outra, como aconteceria em um "buraco de minhoca", que é, em uma explicação bem simples, uma curta passagem no espaço-tempo que conecta diretamente dois universos ou duas regiões distantes dentro do mesmo universo. Neste caso, o "universo" em questão, é o Mundo do Mágico do Bamboo.
Para além das Kombis e da roda gigante "caseira", o espaço também dispõe de uma parede de escalada; um labirinto de três andares com piscina de bolinhas e mini-tirolesa; uma pista de dança; além de um trenzinho, onde ficam a pipoca e o algodão-doce. Tudo sempre fazendo os olhos da criançada brilhar, além da câmera 360º que ele está sendo desenvolvida por ele e pela sua equipe.
A engenhosidade envolvida em tudo também é algo que me intriga e, assim, pergunto a Bambokian de onde vêm todas essas ideias.
"É a vontade de fazer algo diferente. Eu gosto de fazer coisas diferentes, e não gosto de ficar parado. Então, tem esse detalhe. A gente começa, e só Deus sabe onde vai parar, como vai terminar, se vai parar. Sempre agradecendo a Deus, porque parece que às vezes eu dormia com um problema e acordava com a solução, e eu achava magnífico isso aí."
Sobre a reação das crianças ao ver os brinquedos, Cledemir explica que o colorido chama a atenção dos pequenos.
"Eu os vejo bastante encantados, porque são muitas cores, muito colorido e, para ser sincero, o que eles mais se encantam, por incrível que pareça, é a Kombi. Eles deixam de brincar para entrar na Kombi, para tirar fotos, para 'dirigir', ainda mais os guris."
Para Além de tudo isso, O Mundo Mágico do Bamboo tem, ainda, um aplicativo com todas as informações necessárias para quem quer conhecer melhor o espaço, verificar pacotes e saber dos preços.
Serviço:
O Mundo Mágico do Bamboo fica na Rua Santa Dorotheia, nº 358, na Vila Carvalho.@mundomagicodobamboo
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: 6799232-4450.







