A+ A-

quarta, 22 de maio de 2024

Busca

quarta, 22 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

23/09/2017 17:18

A+ A-

Scalise ganha miniatura de Roll-Royce cravejado de cristais swarovisk

Carro é uma homenagem do Salão do MiniAutomóvel ao renomado arquiteto

A ideia de homenagear o arquiteto veio da jornalista Scheila Canto, curadora do Salão do MiniAutomóvel, uma vez que ela acompanhou momentos importantes da carreira de Scalise. “Fui a primeira a fazer a cobertura de página inteira no Jornal Correio do Estado, onde era editora, sobre sua belíssima iniciativa com a Casa do Papai Noel, em 1998. Em 2010 também fui jurada da Casa Cor em que o ambiente do Scalise também foi o vencedor, torci pelo arremate da gravata de diamante do Clodovil. Enfim, sempre admirei os trabalhos dele e ao criar um projeto inovador como o Salão do MiniAutomóvel, busquei uma peça exclusiva para homenagear um amigo admirável pelo que é e por tudo que ele faz”, destaca Scheila Canto.

Acredito que a miniatura do Rolls-Royce Phanton, cravejada com cerca de mil pedras de cristais Swarovisk, tenha uma identificação perfeita com Luis Pedro Scalise. “Assim, como Luís Pedro Scalise, nós também vamos acreditar e ousar em levar o nome da nossa cidade para o resto do País com o Salão do MiniAutomóvel, uma exposição que reúne miniaturas perfeitas de modelos reais e conceitos, do universo automotivo que encanta homens, mulheres, crianças, ressalta o criador da exposição”, Paulo Cruz.

O homenageado do Salão do MiniAutómovel Luis Pedro Nassar Scalise nasceu em Florianópolis – SC. É artista plástico e também artista da construção civil. Sua origem, suas raízes e sua infância foram influenciadas pelas várias cidades onde morou. Viveu em vários estados brasileiros, e, depois da sua formação como arquiteto, residiu em vários países como Estados Unidos, Itália e França, que inspiraram profundamente seu olhar.

No seu escritório de arquitetura, em Campo Grande - MS, projeta desde espaços residenciais até comerciais, sendo sua grande paixão ambientes temáticos.
 
Parte de sua trajetória

Sua história em Campo Grande marcada por algo que ele achou que seria uma despedida, mas de fato, foi o maior movimento de fixar território definitivo na Capital Morena. Em 1998 fez a fachada da Casa de Papai Noel, no Jardim dos Estados. “Eu fiz essa decoração na minha casa para me despedir dos amigos. Eu estava indo morar em Nova Iorque e encontrei um meio de não fazer meus amigos chorarem minha partida. Ledo engano. Acabei criando um dos maiores eventos de nossa cidade. Pessoas ficavam horas e horas em frente à minha casa observando as coisas que criei. Foi um espetáculo” comenta o arquiteto que recebeu recentemente o título de cidadão campo-grandense uma justa homenagem de quem tem honrado o nome da cidade por meio dos seus projetos no mundo.
Em 2002, Scalise inaugurou com muita ousadia e criatividade o primeiro bar temático de Campo Grande, o Pele Vermelha, quem visitou o local jamais se esquecerá de entrar numa floresta e se deparar com um avião pendurado nas árvores.

Em 2010 ganhou o prêmio Casa Cor com o ambiente Oásis e seguiu conquistando muitos outros prêmios de mostras decorativas por todo o País.

Nacionalmente começa a ganhar fama quando arrematou a famosa gravata borboleta de Clodovil, feita em ouro branco, cravejada com 1.097 diamantes
Preferido pelos seus trabalhos de ambientação temática, logo caiu nas graças da Disney e depois veio a Sony, Paramount, Fox entre outros e ele começa a fazer ambientes para lançamentos de filmes.

Scalise atualmente atende vários projetos no Projac e é arquiteto contratado pelo Sheik dos Emirados Árabes e produz desenhos exclusivos para a família do sheik.
 
 
Salão do MiniAutomóvel

A segunda edição do Salão do MiniAutomóvel – evento único no Brasil e que reúne um acervo com cerca de 4 mil miniaturas e algumas supermáquinas em tamanho real está agitando a capital de Mato Grosso do Sul. O evento que começou no dia 1 de setembro e vai até o dia 24 de setembro no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande (MS), conta com o apoio do Senai, Denatran, GM, Nissan, Audi, Ford e de colecionadores de miniaturas e carros antigos. Além das réplicas dos autos em diferentes escalas, desde menores 1:87 até as grandalhonas 1:6, o destaque desta edição é a exposição de superesportivos em tamanho real como Nissan GT-R (Godzilla), Audi R8 V10 Plus e a versão especial de 50 anos do Chevrolet Camaro.

 O Senai-MS, patrocinador oficial do evento, colocou motores, simuladores, peças automotivas de diferentes tamanhos e formas com objetivo de mostrar a tecnologia envolvida no coração de um automóvel.  Em parceria com Denatran e Detran-MS o Salão do MiniAutomóvel também tem outro espaço educativo e interativo com um simulador de direção onde os visitantes podem experimentar gratuitamente o equipamento. Para os visitantes kids a interatividade é uma pista Hot Whells, aberta para desafios diários.

 A primeira edição do Salão do MiniAutomóvel foi realizada em fevereiro de 2016, no Shopping Bosque dos Ipês, reunindo cerca de 3 mil miniaturas e carros antigos especiais em tamanho real, atraindo um público estimado de 150 mil pessoas. Neste ano os organizadores do evento esperam um público muito maior, já que o evento cresceu em tamanho e qualidade. “São 13 espaços temáticos, participação de novos colecionadores, além da presença dos superesportivos especiais, carros antigos e off-road exclusivos. E quanto às miniaturas há réplicas icônicas e inéditas, itens raros que não estão disponíveis nas gôndolas de lojas de brinquedos, como por exemplo um Rolls-Royce Phanton com cerca de 30 centímetros cravejado com cristais Swarovisk e feito especialmente para esta edição do evento”, explica o jornalista Paulo Cruz, criador do evento.
 
 
Uma viagem no tempo e na história

 Os visitantes do Salão do MiniAutomóvel fazem uma verdadeira imersão pela história da indústria automotiva. Para isso foram criados totens informativos em cada ambiente temático, além é claro, da imagem concreta dos veículos, em diferentes escalas. Logo na entrada está uma réplica vinda da Alemanha e com certificado de originalidade, do primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen, criado por Karl Benz. Para recepcionar e impactar visualmente o visitante uma pista com mais de 10 metros de altura em tamanho real, como se fosse uma pista da Hot Whells gigante e o convite para apreciar as cerca de 2,5 mil miniaturas da maior fabricante de carrinhos de ferro do mundo.

Em seguida o visitante é automaticamente levado a reviver momentos marcantes do cinema em que as máquinas sobre rodas protagonizaram muitas cenas. Os carros do Batman, os DeLorean do filme de Volta para o Futuro, a coleção completa dos carros da série Velozes e Furiosos, e Ecto 1 do Caça-Fantasmas e até o carros dos Simpsons, estão no Salão.

Ao lado, os superesportivos que fazem muitos adultos sonharem de olhos abertos. E, como velocidade é o tema em questão os carros de corrida como Fórmula 1, clássicos de Le Mans e a coleção dos carros do Airton Senna, levam o público a lembranças gloriosas. Ainda neste espaço modelos da Nascar, Stock-Car e os representantes de Rallys. Hot Hods, Mucle Cars e os mais emblemáticos Clássicos do Mundo também tem sua história retratada por belíssimas e raras miniaturas.

Na indústria nacional, clássicos brasileiros que marcaram época, como o Fusca, Opala, Kombi, entre outros. Para quem curta os carros da Lego, há um Fusca e uma Kombi que impressionam pelo número de peças e detalhes. No espaço dos Veículos Militares, uma coleção especial de blindados e centenas de viaturas do Corpo de Bombeiros com soldados de chumbo retratando o trabalho desses homens. Viajando para o campo as máquinas agrícolas também ganharam destaque num espaço interativo com trator em tamanho real para as crianças interagirem à vontade. Picapes, veículos de serviço (caminhões, táxis, ônibus também estão representados em diferentes escalas). E, para finalizar, os amantes das duas rodas também tem seu espaço garantido com uma bela coleção de motocicletas que fazem parte do acervo do Salão do MiniAutomóvel.

Segundo Scheila Canto, jornalista e também organizadora do evento, a ideia é levar a exposição para outras cidades do Brasil. “Já temos um ótimo acervo e novas peças estão sendo agregadas. Este ano tivemos apoio de três montadoras e também de outros importantes parceiros e isso vai nos ajudar a viajar com o Salão do MiniAutomóvel pelo País. Em breve divulgaremos as novidades”, finaliza Scheila Canto.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO