A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

06/10/2016 15:40

A+ A-

Sensibilidade flui em forma de poesia e desenho em primeiro livro de jovens amigos

Poeta e ator Febraro de Oliveira e ilustradora Sarah Caires lançam nesta quinta (6) o livro ‘Poesia não existe ou ensaiodoquenãoédito’

Como um grande e delicado pensamento sobre os ‘nós’ em nós mesmos, Febraro de Oliveira, 18 anos, e Sarah Caires, 22, pretendem apresentar ao mundo suas representações de amor – a poesia que não se vê – em palavras e desenhos cheios de sensibilidade no primeiro livro que criaram em parceria, que leva o nome ‘Poesia não existe ou ensaiodoquenãoédito’. Depois de anos de preparação, a obra será lançada em Campo Grande nesta quinta-feira (6).

A necessidade de transformar o subjetivo em palpável, conforme Fabraro, vem desde muito cedo, como uma necessidade dos longos dias em que passava sozinho com seus livros e cadernos. Tímido, há pouco mais de um ano resolveu criar uma página no Facebook que hoje soma quase 2,3 milhões de curtidas, a ‘P o e t a s t r o’, para colocar pra fora o que escrevia.

“Sempre achei que se a gente não tocar o coração do outro, nada vale a pena, a poesia tem que existir de forma leve, sem ego. A página me possibilitou isso e cresceu de um jeito que eu não imaginava. Hoje, ajudamos até outras pessoas, com um apoio voluntário de psicólogos que conversam com os leitores”, conta.

André de Abreu

Foto: André de Abreu

Apesar de já ter um projeto para um livro de 600 páginas, que começou em 2013, a saída do mundo virtual foi aos poucos. Em 2015, Febraro e Sarah dividiram a mesma página de jornal e já se admiravam artisticamente antes mesmo de virarem amigos, conexão que virou exposição de arte com desenhos dela e poesias dele, o que também deu início às conversas sobre uma futura parceria em forma de livro.

O projeto teve de ser reduzido para 90 páginas e um mês antes da entrega para a Editora Life, Sarah recebeu o convite de fazer as ilustrações que dariam a identidade do projeto. “Apesar de ter sido um desafio, queria sair do meu mundinho também, aprendi muitas coisas, novas técnicas. Foram vários processos nas 24 ilustrações, feitas a mão, digitalmente, algumas inspiradas em fotografias”, conta Sarah, que também tem talento na escrita e até já ganhou prêmio em reconhecimento.

Os dois contam que a parceria deve continuar ainda em, ao menos, mais dois livros. “A nossa vontade é experimentar fazer uma trilogia. Mas queremos que as pessoas comecem por este livro a enxergar o nosso transbordar. Muitas coisas não entraram no livro, então tudo o que está ali é necessidade. É arte. É tocar corações”, diz Febraro.

Foto: Bruna Motta

Lançamento

Para o lançamento está sendo organizado um sarau com diversas intervenções artísticas, como declamação de poesia, música, teatro e exposição de arte, em parceria com o Grupo Casa – Coletivo de Artistas, onde o livro será vendido por R$ 30. 

O evento acontece nesta quinta-feira (6), às 19h30 no Grupo Casa, que fica na rua Mar das Caraíbas, nº 8, bairro Chácara Cachoeira. Saiba mais na página de Facebook do livro, clicando aqui

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024