Menu
terça, 15 de junho de 2021
Algo mais

Sushi é a comida favorita do sul-mato-grossense no delivery

Sushi caiu na graça dos sul-mato-grossenses, que só esperam o salário cair na conta para pedir aquele 'japa'

06 junho 2021 - 13h30Por Nathalia Pelzl

O sushi  caiu na graça dos sul-mato-grossenses. Muitos esperam e contam os dias até o salário cair na conta para pedir aquele ‘japa’ caprichado. 

Segundo pesquisa do Brasilemmapas, o sushi é a comida mais pedida via delivey no Estado. 

No entanto, não é todo mundo que ama a comida não. Ao TopMídiaNews, a vendedora Juliana Silva, 24 anos, destacou que não gasta dinheiro com sushi de jeito nenhum. Segundo ela, os amigos vivem falando que ela comeu errado. “Eu não pago, não peço e não como, não vejo graça, prefiro lanche, pizza ou até churrasco”, defende. 

Já a jornalista Danielle Nascimento, 33 anos, alega que não come, mas sim ‘devora’, quando se trata da especialidade. Segundo ela, o prato sai em vantagem com relação ao tradicional churrasco. 

“Ele é muito mais gostoso que o churrasco, o churrasco já é normal, pois quando a gente pode se reunir tem todo domingo na casa dos pais. O sushi já acho um gosto diferenciado, ele é caro e ficou mais caro na pandemia, subiu cerca de R$ 30, eles alegam por conta do salmão. Só que é uma comida muito gostosa e diferente. Se pintar um convite pra churrasco e sushi, eu vou no sushi”, explica. 

Qual é a origem do Sushi?

O sushi nasceu da necessidade que o povo asiático tinha de conservar o peixe cru. Por meio de uma técnica de conservação criada no Sudeste Asiático, os japoneses acabaram inventando o sushi, prato tão tradicional da culinária japonesa.

O sushi foi inventado no século IV a.C. 

À época, os asiáticos utilizavam o arroz cozido para conservar o peixe salgado por meio da fermentação do arroz. Eles enrolavam o peixe no arroz e depois de alguns meses, descartavam o arroz e consumiam apenas o peixe.

Os filés do peixe cru eram salgados e acondicionados dentro de um barril de madeira, envoltos em camadas de arroz, que liberavam o ácido láctico para garantir a conservação da carne.

No Japão, essa técnica passou por uma pequena modificação no século VII. Os japoneses passaram a utilizar pedras para prensar o peixe cru e o arroz. A evolução natural dessa técnica resultou na criação do sushi.

Passado um tempo, os japoneses começaram a consumir o peixe e o arroz temperados com o molho shoyu. O primeiro sushi moderno, como comemos hoje em dia, foi criado no século XV e era chamado de “Nama Nare zushi”.

O primeiro sushiman da história viveu no século XVIII e se chamava Hanaya Yohei. Ele criou o “Niguiri zushi”, um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima.