TJ BANNER JUNHO 2022
PREF MARACAJU JUNHO REFIS 2022
Menu
sábado, 25 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Algo mais

Tradição secular em Corumbá, festa de São João é cancelada para evitar aglomeração

Patrimônio Imaterial de MS, festa não ocorre neste ano

09 maio 2020 - 17h08Por Vinícius Squinelo, com Diário Corumbaense

O Banho de São João, uma das festas mais tradicionais de Corumbá e que é Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, está cancelado. Foi o que informou o prefeito Marcelo Iunes, durante live pela página da Prefeitura de Corumbá no Facebook. 

O motivo é a pandemia do novo coronavírus. Na cidade pantaneira já foram registrados cinco casos positivos da doença, sendo quatro importados (as pessoas contraíram a doença em outras cidades) e um comunitário. É o segundo grande evento cancelado por conta da prevenção da covid-19.

O prefeito reforçou que a festa, que envolve grande estrutura, com shows, danças, praça de alimentação, está "100%" cancelada. “Não podemos gerar aglomerações, por isso, a festa em geral está cancelada. Hoje nos reunimos com o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Cruz, e acertamos isso”, esclareceu Iunes.

Mas, o prefeito pontuou que se a pandemia, que tem pico programada para este mês de maio, que antecede a festividade de São João em um mês praticamente, há possibilidade de pelo menos o banho do santo, pelos devotos, seja realizado. 

“Se a pandemia fizer a ‘curva’ em junho, poderemos ter sim o Banho de São João, sem festa e aglomeração como estamos acostumados. Devotos tradicionais do santo, poderiam realizar a celebração com poucos pessoas em casa, descer no Porto e banhar a imagem do santo, mantendo essa tradição. Temos essa possibilidade. Não podemos proibir ato de fé, mas a festa com show e aglomeração está cancelada", explicou Marcelo Iunes.