Menu
domingo, 20 de setembro de 2020
Algo mais

Universo encantado de natureza colorida de artista tem até desafio em exposição

‘Floresta Encantada’, de Ana Ruas, pode ser vista a partir deste sábado (30) no Sesc Cultura, em Campo Grande

30 março 2019 - 11h24Por Amanda Amaral

Sobreposições em um delicado emaranhado de cor, planta, bicho e concreto, com direito a desafio para o olhar e imaginação. Surgida a partir do contato com a inventividade das crianças, a série de pinturas ‘Floresta Encantada’, de Ana Ruas, ganha exposição no Sesc Cultura a partir deste sábado (30), em Campo Grande. 

A artista plástica, gaúcha de Machadinho, interior do Rio Grande do Sul, começou as pinceladas que deram origem às obras em 2017, mesmo ano em que as expôs pela primeira vez, no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul). As telas agora expostas são menores, entre 15 cm e dois metros de altura, mas mostram a imensidão e pequenezas da conversa entre o concreto da cidade e a natureza. 

Em uma das obras, Ana propõe até a brincadeira de encontrar cinco coelhos em meio às sobras de flores e folhas vívidas. Uma espécie de homenagem ao bichinho Fred, que virou mascote de seu ateliê.

“Além de ter essa floresta lúdica, as pinturas falam um pouco da natureza invadindo a calçada, o nosso redor. Iniciou com a coparticipação das crianças e eu continuei, em outros desdobramentos de narrativas e tamanhos”, conta, frisando que os painéis grandes de cinco metros (foto da capa da matéria) ficam de fora na exposição do Sesc Cultura.

Ana vive e trabalha em Campo Grande desde 1996, mas já expôs Brasil afora. A artista já foi contemplada com Prêmio PIPA, o mais relevante prêmio brasileiro de arte visual contemporânea, por voto popular em 2015. Foi indicada ao mesmo prêmio em 2018 e, em 2013, foi contemplada com o prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais, com o projeto Seminário Entre Vários Olhares: da Pintura à Intervenção.

Palestra 

“O desenho do mundo pelo olhar da criança: processos e registros”, é o tema da palestra que também faz parte da participação de Ana Ruas no Sesc Cultura. Conforme a artista, é um momento de entender processos e registros do desenho da criança, uma ação que tem como público-alvo arte-educadores, pedagogos e público em geral.

A palestra acontece no dia 3 de abril, quarta-feira, às 19h30, na sala de música da unidade. No dia 8 de maio, às 18 horas, haverá encontro acessível, com audiodescrição e libras.

Exposição

A vernissage de abertura é neste sábado (30), às 19h30, aberta ao público. A exposição acontece até o dia 6 de julho na Galeria Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, nº2.270, Centro. 

As visitações são gratuitas e podem ser feitas entre terça-feira e sábado. 

 

Leia Também

Esposa de compositor morto quebra celular na parede e implora pelo marido de volta
Geral
Esposa de compositor morto quebra celular na parede e implora pelo marido de volta
Chapadão do Sul recebe 'baita de uma chuva' e população comemora
Interior
Chapadão do Sul recebe 'baita de uma chuva' e população comemora
Adolescente de 17 anos mata marido a facadas dentro de casa em Corumbá
Interior
Adolescente de 17 anos mata marido a facadas dentro de casa em Corumbá
Juiz corregedor no RN bate o martelo: Jamil Name volta para Campo Grande em outubro
Cidade Morena
Juiz corregedor no RN bate o martelo: Jamil Name volta para Campo Grande em outubro