A+ A-

domingo, 14 de abril de 2024

domingo, 14 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

26/02/2024 20:51

A+ A-

Adriane Lopes inaugura Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva em Campo Grande

O espaço oferecerá serviços de avaliações multiprofissionais, atendimentos de artes e atividades que visam contribuir para o desenvolvimento holístico dos estudantes


A prefeita Adriane Lopes (PP) inaugurou nesta segunda-feira (26), o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, tornando-se uma das quatro únicas unidades deste modelo na Educação, em todo o país. O espaço foi instalado na Rua Treze de Maio, nº 3.181, no centro de Campo Grande.

O espaço oferecerá serviços de avaliações multiprofissionais, atendimentos de artes e atividades que visam contribuir para o desenvolvimento holístico dos estudantes. A unidade desenvolverá projetos nas áreas de linguagem, robótica e artes, visando subsidiar as escolas da Reme com recursos e conhecimentos para atender adequadamente às necessidades dos alunos.

O Centro Municipal conta com um aumento significativo de 800 alunos em relação ao ano anterior, totalizando 4.940 estudantes com algum tipo de especificidade na Rede Municipal de Ensino, essa inauguração representa um marco significativo no compromisso da administração municipal com a educação inclusiva e individualizada para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a equipe multiprofissional do centro trabalhará em estreita colaboração com as escolas, oferecendo suporte aos alunos no contra turno, sem retirá-los das salas de aula regulares. Esta abordagem integrada visa não apenas fornecer apoio educacional, mas também oferecer suporte aos pais e garantir uma experiência educacional inclusiva e enriquecedora para todos os alunos.

A titular da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande, juíza Katy Braun elogiou a iniciativa do Centro de Educação Especial Inclusiva de Campo Grande, destacando a qualidade da gestão e a rapidez na execução do plano. Ela ressaltou a importância da parceria entre diferentes instituições para garantir o direito fundamental das crianças à inclusão, além de celebrar o avanço da cidade na temática da acessibilidade e a crescente confiança dos pais na escola pública.

“Devemos celebrar essa conquista, mais uma vez Campo Grande sai na frente e eu tenho certeza que o Centro vai aperfeiçoar ainda mais o atendimento às crianças que precisam de inclusão. A Capital tem legislação específica para atender esse público e esse espaço bem localizado vai apoiar o atendimento e a formação de toda a rede. A cidade vai continuar a evoluir na temática de acessibilidade e vemos cada vez mais muitos pais retirando seus filhos de escolas particulares e optando pela escola pública por conta do seu alto grau de qualidade e isso nos orgulha. Temos de parabenizar a prefeita Adriane Lopes pela iniciativa e pela rapidez que conseguiu executar esse plano. O Poder Judiciário continua em parceria para garantir o direito fundamental de nossas crianças”, destacou a juíza da Vara da Infância. 

A prefeita Adriane Lopes reafirmou o compromisso da administração municipal com a inclusão educacional, destacando a importância da colaboração entre as diversas secretarias e entidades governamentais para promover um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e acessível para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

"É um momento crucial para nossa cidade, onde todas as crianças receberão a atenção e o espaço que merecem. A modernização da gestão é essencial para tornarmos nossa Capital das Oportunidades uma realidade. Este é um marco para a educação inclusiva do município, com todas as secretarias unidas em prol do desenvolvimento dessas crianças", enfatizou a prefeita Adriane Lopes. "Estamos empenhados na acessibilidade em todas as escolas da Reme, com revitalizações e adaptações em andamento. A inclusão é um direito inegociável, e estamos comprometidos em garantir educação acessível a todas as crianças", concluiu.

A prefeitura, dentro do escopo do Programa Juntos Pela Escola, está implementando projetos de acessibilidade em todas as escolas da Reme, garantindo que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas necessidades específicas.

A solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva contou com a presença de autoridades, incluindo representantes da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Câmara Municipal, destacando o apoio e reconhecimento da comunidade para esta importante iniciativa.

Por meio do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, a prefeita Adriane Lopes reafirma seu compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento integral de todos os alunos, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.
 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias