Pacientes de todas as idade e colaboradores do Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande, tiveram uma quinta-feira (4) recheada de muita alegria, música e carinho, com a visita dos cães do Projeto Cão Herói Cão Amigo, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em sua tradicional de visita de fim de ano.
A ação contou também com a presença da banda da corporação, embalando os corredores com canções natalinas e músicas que tocaram profundamente pacientes, familiares e colaboradores.
Vestidos com trajes de Natal, os 13 cães participaram ao lado de 19 voluntários e bombeiros, percorrendo diferentes setores do hospital e distribuindo carinho por onde passavam. A reação de quem estava internado revelava a potência dessa iniciativa que, ano após ano, transforma o ambiente hospitalar em um espaço de acolhimento e esperança.
Na pediatria, o pequeno Bruno Henrique Martines, de 5 anos, internado por conta de água no pulmão, não conteve a empolgação quando viu os cães entrarem no quarto. Ele desceu da cama para abraçar os animais e encher o corredor de sorrisos. Sua mãe, Beatriz Martines Torraca, se emocionou com o momento. "Ele adora cachorro. Em casa, abraça e fica grudado com eles. Estava sentindo muita falta".
No mesmo setor, Lucimara Tertuliano da Silva Oliveira, que acompanha o filho em tratamento contra pneumonia, destacou como a presença dos cães vai além da alegria. "É uma bênção. Eles vêm abençoar as crianças para que saiam logo de lá. Somos energia, e eles passam isso para as crianças".
Seu filho, Antônio Vergílio, de 10 anos, completou com voz baixa, mas cheia de brilho. "Eu tenho cinco cachorros em casa."
Para o coordenador do Projeto Cão Herói Cão Amigo, Thiago Kalunga, a ação é mais que uma visita. "Os cães já levam muita alegria e, com a banda, levam muita emoção até para quem participa. Às vezes, o paciente levaria mais tempo para receber alta, mas, com a visita dos cães, esse tempo pode ser até menor. O projeto já tem mais de 10 anos."
A superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Dra. Andrea Lindenberg, ressaltou a alegria da instituição em receber novamente a iniciativa. "É um momento muito aguardado no nosso hospital. A visita dos cães e da banda reforça o cuidado integral que oferecemos aqui aquele que olha para o paciente por completo, incluindo suas emoções. Ver nossos pacientes e colaboradores emocionados mostra o quanto essa ação faz diferença."
A banda do Corpo de Bombeiros encerrou a ação com músicas infantis e a clássica Hallelujah, de Leonard Cohen, enchendo o hospital de emoção e renovando o espírito de fim de ano.









