A+ A-

domingo, 19 de maio de 2024

Busca

domingo, 19 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

27/09/2017 12:40

A+ A-

Após impasse, estátua de Manoel de Barros tem espaço definido na Capital

Local ficará a 100 metros do espaço original, bem no centro de Campo Grande

O secretário estadual de Cultura, Athayde Neri, informou, nesta quarta-feira (27), que o impasse sobre a estátua do Manoel de Barros chegou ao fim. Uma reunião ocorrida ontem (27), entre o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, David de Oliveira, e o artista plástico Ique Woitschach teria colocado um ponto final no caso.

Athayde propôs a iniciativa de um encontro entre o magistrado e o artista para que Ique pudesse esclarecer o motivo que havia escolhido instalar a estátua em uma área considerada do Exército, localizada na Avenida Afonso Pena.

"Nós chegamos a uma definição nesse encontro e, para que não houvesse nenhum revanchismo, fomos lá. A estátua deve ficar a 100 metros do local inicial, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rui Barbosa", comentou.

Durante a conversa, o artista havia escolhido o local, justamente a 100 metros do antigo local. "O juiz estava disposto a nos receber, em resolver essa questão por meio de um acordo e, para que não parecesse uma provocação com a Justiça, apresentei a ideia, e ele achou maravilhosa", comentou.

Ique ainda informou que nunca teve a intenção de causar briga e que, mesmo assim, ficou um pouco chateado com a situação. "Mas agora, com o local definido, nós vamos ambientar esse ponto e vai ser a continuação do quintal do Poeta. Ele será colocado em uma nova posição, sendo de costas para o nascer do sol e de frente para o pôr-do-sol. O Manuel tem um relógio que marca 6 horas, que pode ser tanto dia quanto tarde".

O projeto será desenvolvido pela arquiteta Paula Ortiz, que fará toda a ambientação do local. No local, há duas caixas de iluminação, esse pode ser um desafio, se elas irão, ou não, permanecer no local. "Vou desenvolver esse projeto, mas ele deve acompanhar as mesmas características do que foi apresentado, do Jardim do Manoel de Barros".

Por fim, Athayde frisou que espera que a obra fique pronta até 11 de outubro. "Esperamos que ela fique pronta até essa data, quando o Estado completa 40 anos. Já conversei com o prefeito Marquinhos Trad e com o governador Reinaldo Azambuja".

O local

No local, além de ser todo ambientado, será construída uma plataforma para que as pessoas possam chegar próximas da obra. "Elas poderão sentar ao lado do poeta e fazer uma foto. A estátua ainda ficará embaixo de uma figueira. Além de estar segura, não queria que ela ficasse em um local fechado", finaliza. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO