A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

06/12/2018 11:00

A+ A-

Assim como humanos, doação de sangue entre pets salva vidas e não dói; veja como fazer

Animal precisa estar em boas condições de saúde, diz veterinário

Talvez muita gente não saiba, mas existe doação de sangue também entre animais e a prática é determinante para salvar a vida de muitos deles, vítimas de acidentes ou doenças. Em Campo Grande há local especializado para esse procedimento, mas também há critérios.

Conforme a clínica, o dono do pet deve procurar o Centro de Hematologia Veterinária e promover a captação do sangue. O veterinário Jorge Fernandes destaca que, para se tornarem doadores, os bichos precisam estar com a saúde perfeita.
 
''O dono do animal não recebe valores por isso, mas em contrapartida ganha monitoramento da saúde do animal, já que é interessante para a clínica que ele esteja em boas condições de saúde e continuar sendo doador'', informa a empresa.  

Para os cães, dentre outros fatores, diz o veterinário, é necessário que ele pese mais que 25 quilos, tenha entre um e oito anos de idade e nunca tenha tido nenhuma doença infecciosa. Também que esteja vacinado e vermifugado, não tome nenhuma medicação além dos vermífugos, não esteja obeso e, no caso das fêmeas, não esteja prenha e nem no período de cio.

Já para os gatos, segue o profissional, o peso mínimo deve ser 4,5 kg, sua criação deve ser interna, ou seja, que não tenha acesso à rua, além das orientações restantes também para os cachorros, só que com uma observação a mais: deve estar livre da Fiv e da Felv (doenças dos felinos semelhantes à leucemia e à AIDS).

O processo de doação dura cerca de 15 minutos. É indolor e muito parecido com o dos humanos. Em cães, a retirada média é de 450 ml de sangue e nos gatos, até 70 ml. As doações podem ser feitas a cada três meses e é muito importante que o animal esteja calmo.

Para informações sobre como é a doação entre pets, basta ligar para o número: 67 4141-6224.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024