PREFEITURA DE MARACAJU MARÇO DE 2024
Menu
sexta, 01 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE PREFEITURA MARÇO
Campo Grande

Beneficiários do Bolsa Família tem até o dia 15 para fazerem acompanhamento nas unidades de saúde

A avaliação semestral é uma exigência para manutenção do benefício

04 dezembro 2023 - 21h32Por Elizeu Ribeiro


Termina no próximo dia 15 de dezembro, o prazo para os beneficiários do programa Bolsa Família realizarem o acompanhamento nas unidades de saúde. A avaliação semestral é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e é obrigatória para a manutenção do benefício.

Durante o atendimento, é verificado o calendário vacinal (necessário trazer a carteira de vacinação) e o estado nutricional (peso e altura) de crianças de até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes.

Segundo a Coordenadoria da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (CRAB/SESAU), para a 2° vigência deste ano, há 111.020 beneficiários que devem ser acompanhados pela saúde, aproximadamente 51.636 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Até o momento, foram atendidos apenas 23.956, o que representa 24%”.

Essas condicionalidades em saúde, quando não realizadas na vigência, podem prejudicar o recebimento do benefício do Programa Bolsa Família. Essas pessoas devem ser acompanhadas pela equipe de saúde municipal a cada vigência (janeiro a junho – 1ª vigência – e julho a dezembro – 2ª vigência).

A baixa porcentagem de acompanhamento é preocupante, indicando que muitos beneficiários estão deixando de usufruir dos serviços de saúde disponíveis para eles. Ressalta-se que a atualização cadastral é essencial para que as famílias tenham acesso aos programas de prevenção, promoção e tratamento de saúde.

A coordenadora da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Glória de Araújo, destaca que a manutenção dos cadastros atualizados dos beneficiários do Bolsa Família nas unidades de saúde é de extrema importância para garantir o acesso contínuo e integral aos serviços de saúde.

“Ao manter o cadastro em dia, os beneficiários do Bolsa Família têm a oportunidade de receber atendimentos médicos, vacinação, acompanhamento pré-natal, assistência odontológica, entre outros serviços essenciais. Além disso, o registro atualizado possibilita a identificação de demandas específicas e o direcionamento adequado para programas e políticas de saúde voltados para a população em situação de vulnerabilidade”, complementa.

A parceria entre a assistência social e a saúde é essencial para garantir o pleno acesso e o cuidado integral das famílias beneficiárias do Bolsa Família. A integração das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) com as ações de assistência social fortalece o trabalho em rede, ampliando o alcance e a efetividade das ações de promoção da saúde.

A coordenadora reitera que é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família estejam cientes da importância de manterem seus cadastros atualizados nas unidades de saúde, garantindo assim o acesso aos serviços e programas de saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida para si e suas famílias.

“A atualização cadastral é um passo importante para o fortalecimento da cidadania e para a promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde”, finaliza.

Onde ser atendido?

As unidades de saúde desempenham um papel fundamental nesse processo, atuando como ponto de referência para a atualização cadastral e o acompanhamento da saúde dos beneficiários do Bolsa Família.

As unidades têm promovido ações de conscientização sobre a importância desse procedimento e oferecido orientações sobre o acesso aos serviços, além do trabalho de busca ativa e ações aos fins de semana e feriado com o objetivo de atender este público. Atualmente, Campo Grande conta com 74 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e de saúde da família.

Através do endereço:  https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/,é possível localizar a unidade de saúde mais próxima.