Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Blitz ambiental vai alertar sobre perigos de incêndios urbanos

O ato será no Bairro Nova Lima, ao lado da Escola Estadual Lino Villachá

22 agosto 2018 - 11h25Por PMCG

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos realizará nesta quinta-feira (23), a partir das 7h30, uma ‘Blitz Ambiental’, com a intenção de sensibilizar a população da região do Segredo contra os incêndios urbanos. O ato será no Bairro Nova Lima, ao lado da Escola Estadual Lino Villachá.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, informa que a ação contará com a distribuição de folder educativo e exposição de faixa explicativa sobre a Campanha – Queimar é Crime! Diga não às queimadas urbanas.

“Com o inverno seco e a umidade relativa baixa, aumentam as incidências de queimadas urbanas, o que ocasionam perdas de vegetação, além de problemas de saúde para população. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MS apontou que até junho de 2018, somente na região urbana do Segredo foram registradas 187 ocorrências de combate a incêndio em vegetação. Para amenizar este problema, a Campanha tem buscado a interlocução entre os segmentos públicos e privados para o enfrentamento do problema”, disse Giansante.

Queimar é Crime

Conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940), a prática de incêndio é crime, e a lei de crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) estabelece pena de reclusão e multa que pode chegar a R$5 mil para quem provoca queimadas.

Você também pode colaborar com a campanha não queimando lixo ou folhas secas, não depositando o lixo em terrenos baldios e, não jogando bituca de cigarro em vias públicas ou terrenos baldios. Outro instrumento de combate aos incêndios é a denúncia, que pode ser realizada por meio dos telefones 156 (Prefeitura) e 193 (Corpo de Bombeiros).