A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

10/12/2021 09:11

A+ A-

Capital seguirá com vacinação após ataque ao site do ConectSUS

A prefeitura possui um sistema a parte que armazena os dados coletados

Após um ataque hacker tirar do ar o site do ConectSUS, responsável por emitir o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, Campo Grande seguirá com o planejamento de vacinação nesta sexta-feira (10), normalmente.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, Campo Grande possui um sistema a parte do Ministério da Saúde, onde são armazenadas as informações e, posteriormente, lançadas no aplicativo nacional.

Dessa forma, as vacinas aplicadas nesta sexta-feira (10) não migrarão ao aplicativo do ConectSUS imediatamente. Quando tudo for normalizado, o sistema será atualizado.

Ataque

O site do Ministério da Saúde amanheceu fora do ar nesta sexta-feira, bem como o aplicativo do ConectSUS.  Nas páginas, mensagens diziam que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos".

As mensagens não estão mais disponíveis, entretanto, o site e aplicativo continuam fora do ar.

De acordo com o site G1, o grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético que pede uma quantia em resgate para devolver as informações ao governo.

Ransomware é um tipo de vírus que rouba o conteúdo de um computador da vítima e cobra um valor pelo resgate, utilizando, geralmente, moeda virtual bitcoin como pagamento, dificultando, assim, o rastreamento do criminoso.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias