A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

29/09/2015 16:40

A+ A-

CCZ vacina cães e gatos em região onde foi encontrado vírus da raiva em morcego

29/09/2015 às 16:40 |

Assessoria de Imprensa

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão atuando na região do bairro Itanhangá onde, há poucos dias, foi encontrado morcego com o vírus da raiva. Por conta disto, os técnicos estão vacinando cães e gatos e distribuindo material informativo, orientando os moradores e comerciantes sobre as medidas a ser adotadas, em caso de aparição de morcegos nas residências e estabelecimentos.



A orientação principal dada pelos agentes é que donos de cães e gatos mantenham atualizada a vacinação antirrábida de seus animais domésticos. Além de ser um dever dos criadores, esta atitude protege os animais e quem convive com eles.



No caso do morcego, se for encontrado na residência ou comércio, a equipe do CCZ retira o animal. Para imobilizá-lo, deve-se colocar um balde em cima dele até a chegada dos agentes de endemias. Enquanto isto, não deixar que cães e gatos se aproximem do mamífero.



O Centro de Controle de Zoonoses funciona das 7h às 21h. Para o caso de o morcego ser localizado depois desse horário, deve-se mantê-lo sob o balde e, na manhã seguinte, acionar


a equipe do CCZ. Vale lembrar que os técnicos não fazem captura de morcego em árvores, apenas em imóveis, estando o animal vivo ou morto.

Sobre a raiva
A raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal ao homem. É causada por vírus e é mortal tanto para o animal como para os seres humanos. É transmitida pela saliva de um animal doente através da mordida, arranhão ou lambedura. O cão e o gato são transmissores, mas outros animais como o morcego, o macaco e a raposa também podem ser transmissores da raiva.

 

Serviço: a equipe do CCZ pode ser acionada pelo fone 3313-5000, das 7h às 21h.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024