A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

12/05/2018 11:30

A+ A-

Com castração gratuita, CCZ promove adoção de gatinhos e contribui para saúde pública

Agendamento da castração é feito todo o dia 20 de cada mês; diversos animais aguardam para adoção

A maioria dos moradores de Campo Grande possui um animal de estimação para animar o lar. O problema começa quando as ninhadas fogem do controle dos donos e acabam virando um tormento pela falta de adoção consciente. Visando a melhoria da população felina da Capital, o Núcleo de Castração do Centro de Controle de Zoonoses iniciou a castração gratuita de gatos mediante agendamento prévio.

Todo o dia 20 de cada mês, o CCZ abre as linhas telefônicas para a comunidade entrar em contato e agendar a castração do seu felino gratuitamente. Durante a cirurgia, também é colocado um chip identificador no animal com os dados do dono. O valor do equipamento fica em torno de R$ 15.

Para a veterinária responsável pelo setor, Claudia Macedo, a iniciativa visa o controle dos animais nas ruas e o bem estar do município. Com a cirurgia é possível combater a reprodução desenfreada dos animais.

“Qualquer pessoa pode garantir a castração do animal de estimação. Basta ligar no Centro para marcar a data da cirurgia”.

A demanda é relativamente alta, ainda de acordo com a profissional, mas os interessados têm a castração do gato marcada logo para o mês seguinte ao cadastro. As cirurgias ocorrem diariamente, durante o horário comercial, realizadas pelos veterinários locados no órgão. 

A grande quantidade de gatos abandonados pode causar o adoecimento dos felinos, a proliferação de doenças – por não serem vacinados – e também causar acidentes como atropelamentos e batidas de trânsito.

Ao todo, cerca de 600 animais passam pelo procedimento durante o mês. A ação é feita com segurança e não fornece riscos à saúde do felino. Ainda não há uma data para que os cães também sejam contemplados com a castração gratuita.

O Centro de Controle de Zoonoses também resgata animais vítimas de maus tratos e abandonados na rua. Eles passam por um processo de avaliação médica e são submetidos ao tratamento até ficaram saudáveis e prontos para a adoção.

Os interessados em adotar um cachorro ou gato, podem ir até o local, diariamente a partir das 17h, para visitar os animais disponíveis. Quem optar por levar um felino também ganha a castração e não precisa pagar pelo chip implantando no animal.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024