A Praça dos Imigrantes, um dos pontos mais tradicionais da região central de Campo Grande, virou retrato do abandono. Em obras há quase dois anos, o local na Rua Rui Barbosa, no coração da cidade, se transformou em banheiro a céu aberto e abrigo improvisado para moradores de rua, usuários de drogas e travestis.
Relatos de violência, mau cheiro e insegurança são constantes entre os comerciantes da região e pedestres que circulam por ali. Segundo quem vive a realidade diariamente, a água que ainda corre pela estrutura inacabada da praça atrai dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, que utilizam o local para tomar banho, lavar roupas e até defecar ao ar livre.
"Todo dia tem esse povo aqui. Eles entram para tomar banho, porque ainda tem água na praça. A praça em si está podre, está fedendo, tem cocô para tudo quanto é lado, está muito fedido aqui, tem lixo, muito lixo", relata um comerciante que trabalha há anos na região.
A cena mais recente foi a de um homem nu tomando banho em plena luz do dia, nesta terça-feira (22). Segundo um comerciante, ele é usuário de drogas, frequenta o local há meses e já apresentou comportamentos agressivos.
"Ele tentou atacar uma senhora ali. A gente que correu com ele daqui. A senhora estava passando e ele voltou, já com a mão levantada", contou o comerciante. "Faz tempo que ele começou a vir aqui. Já tem mês que eu vejo ele aí. E é sempre assim, ele é agressivo, ele toma banho aqui", acrescenta.
Mas ele não é o único. "Fora ele, tem outros. Tem umas travestis também que vem, que tira a roupa e começa a tomar banho. Tem muitos usuários também. A gente já tentou ligar na concessionária de água para ver se cortam, porque eles vêm por causa da água, a maioria. Para tomar banho, pegar água para beber", diz o comerciante.
A insegurança também preocupa os moradores do entorno. Com o retorno das aulas se aproximando, o receio é que crianças e idosos sejam expostos à violência ou situações constrangedoras.
"Uma pessoa dessas aí pode machucar alguém. Uma senhora, uma criança. E vai começar as aulas daqui a alguns dias", alerta um comerciante.

A obra de revitalização da Praça dos Imigrantes foi anunciada pela Prefeitura como uma das medidas de requalificação da área central de Campo Grande, mas desde então segue sem avanço visível. "Nunca vi ninguém trabalhando aí não. Já tem um mês e meio que estou aqui nessa região, e não vi nada, ninguém na obra", afirma um comerciante recém-instalado no entorno.
O Executivo foi questionado quanto ao andamento da obra, insegurança local e falta de ações para inibir as situações denunciadas. A reportagem não recebeu resposta até a divulgação desta matéria.









