Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Em nota, Conselho lamenta morte de enfermeira em Campo Grande

Para a polícia, Janaína Silva, que trabalhava no Hospital Regional, teria se matado

03 janeiro 2019 - 17h27Por Celso Bejarano

Em nota emitida na tarde desta quinta-feira (3), o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) lamentou a morte da enfermeira Janaína Silva, 39, ocorrida na noite de ontem, quarta (2), em Campo Grande.

Pelo comunicado, ela teria se matado. O corpo de Janaína foi sepultado à tarde.

Amigas da enfermeira também se manifestaram pela rede social. "Não consigo ver ela de outra forma. Estava sempre sorrindo....mesmo com dor.... Está sendo muito difícil de acreditar mas ela merece uma despedida com tudo que ela tinha direito e com todos que ela amava”, afirmou uma delas.

Janaína era enfermeira do Hospital Regional de Campo Grande. A polícia presume que ela teria suicidado por achar perto do corpo dela, que estava na cama, recipiente com remédios e uma seringa. 

Na nota, o Coren faz um alerta acerca do episódio.

Veja o comunicado:

Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS) está de luto pelo falecimento de uma enfermeira campo-grandense que foi encontrada morta nesta quinta-feira (3). Suspeita-se que a profissional tenha se suicidado.

O COREN-MS repudia qualquer tipo de julgamento em relação à prática do ato, manifesta condolências à família da vítima e se coloca ao lado de todos os indivíduos que sofrem por patologias relacionadas à saúde mental.

De acordo com os números divulgados pela Prefeitura de Campo Grande, de 2012 a 2017 foi registrada uma média aproximada de 65 tentativas de suicídio por mês. Segundo levantamento do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde (NPV), neste mesmo período, houve um total de 4.892 tentativas.

É imprescindível lembrar que a depressão é um dos principais fatores que levam ao suicídio na área da saúde. Situações de crises profissionais em decorrência de baixos salários, cargas horárias exaustivas (pelo fato do profissional possuir mais de um emprego, em muitos casos), precariedade em materiais e equipamentos, falta de segurança física, entre outros fatores, interferem no emocional dos profissionais de saúde, em especial na enfermagem, ofício este que exige o acompanhamento dos pacientes 24 horas por dia.

Este mês, inclusive, é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que visa alertar a todos para o tema da saúde mental.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade, etc. Entretanto, a Organização Mundial de Mundial da Saúde (OMS), conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, não se restringindo apenas à ausência de doenças ou demais enfermidades.

Por fim, o COREN-MS lamenta a perda de mais uma colega e clama para que mais políticas públicas sejam implementadas na esfera da saúde mental, a fim de que novas mortes sejam evitadas.

O Conselho sugere também à toda categoria, sensibilidade na identificação do sofrimento de colegas de trabalho e das pessoas pertencentes aos demais círculos sociais. O intuito é que mais vidas não sejam interrompidas.

SERVIÇO:

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

FONE: 188