TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
domingo, 26 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Campo Grande

Empresário espera mais de 15 dias por resultado de exame da Covid em Campo Grande

Ele afirma que já foi cinco vezes em busca do resultado, mas a resposta é sempre a mesma

19 janeiro 2022 - 11h00Por Dany Nascimento

O empresário Marcos Antonio Vargas Alem, 46 anos, relata com tristeza o caos que enfrenta para descobrir se foi contaminado pela Covid-19, em Campo Grande. 

Passando mal, Marcos afirma que procurou atendimento e ficou mais de quatro horas esperando na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário.

“Eu estava com muita febre, tosse seca, falta de ar e fiquei quatro horas esperando fora da unidade. Foi um verdadeiro descaso. Fiquei na UPA para exame, não resolveu nada, não passaram nenhum exame para fazer”, diz o empresário.

Preocupado com a possibilidade de ter contraído Coronavírus, Marcos procurou a UBS - Unidade Básica de Saúde Dr. Vicente Fragelli, no bairro Cidade Morena, em Campo Grande.

“Tem mais de quinze dias, já fui lá cinco vezes. Eu moro no bairro Chácara das Mansões, me desloco para ver se saiu resultado, só falam que não, que sistema está fora do ar, que não tem o resultado ainda. Eu até hoje não sei o que tive, continuo com canseira, desânimo, falta de ar e não sei o que tomar porque meu exame não saiu até agora”. 

Sesau 

O TopMídiaNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, que afirma que os pacientes foram orientados sobre resultados pendentes devido a instabilidade do sistema do site do Ministério da Saúde.

"As unidades de saúde oferecem o teste de antígeno que tem resultado de 15 a 20 minutos e o RT-PCR, que demora de 3 a 5 dias. O processamento do exame é feito pelo LACEN, do Estado, e o resultado fica disponível para consulta no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Durante alguns dias das últimas semanas, os servidores não estavam conseguindo fazer o acesso ao resultado devido a instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, Todos os pacientes que estavam com resultados pendentes foram comunicados e orientados a retornar posteriormente. O acesso já está normalizado e qualquer paciente que ainda não tenha conseguido o resultado pode retornar à unidade". disse a assessoria de imprensa da Sesau.