Representantes da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) se reuniram com o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy, para apresentar uma pauta com mais de 20 reivindicações em defesa do ambiente empresarial da capital. Reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (25).
Estiveram presentes no encontro o presidente da ACICG, Renato Paniago, o vice-presidente Omar Aukar, o primeiro-secretário Roberto Oshiro e o superintendente Ulysses Conceição Filho. A principal intenção da reunião foi fortalecer o diálogo com o Legislativo municipal e buscar apoio institucional para demandas que, segundo a entidade, impactam diretamente o setor produtivo.
Entre os temas abordados, a segurança pública foi um dos destaques. "Falamos sobre a preocupação com assaltos, usuários de drogas e a presença de pessoas em situação de rua no Centro e nos bairros da cidade. A falta de segurança tem impactado negativamente a atividade comercial", afirmou Paniago.
Em resposta, o vereador Papy se comprometeu a promover uma audiência pública para debater a segurança de comerciantes e moradores. "É uma questão de política pública do Executivo, mas nós combinamos de promover essa audiência para tratar de assuntos referentes à Associação Comercial, aos empreendedores e comerciantes da cidade, incluindo a questão da segurança", disse o parlamentar.
Outro ponto importante discutido foi a revisão da Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social). A ACICG propôs ajustes na tabela objetiva, com critérios mais claros para a concessão de incentivos, além da exclusão automática da cláusula de reversão após o cumprimento das obrigações por parte das empresas beneficiadas, garantindo maior segurança jurídica para quem recebe terrenos públicos.
A pauta também incluiu sugestões para modernizar e desburocratizar as normas que regulamentam a publicidade em áreas públicas e fachadas comerciais. A ampliação da oferta de vagas em creches — facilitando a inserção de mães e pais no mercado de trabalho — e a criação de ações para promover a educação financeira da população também foram mencionadas entre as demandas entregues à presidência da Câmara.
De acordo com os representantes da entidade, a iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o crescimento econômico da cidade. "Pedimos mais apoio das esferas públicas para criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo em Campo Grande. Ficamos felizes em ver que o vereador Papy se mostrou receptivo às pautas apresentadas e reforçou o compromisso em levar as demandas ao debate na Câmara Municipal", avaliou o presidente da ACICG.
A entidade considerou o encontro produtivo e reforçou que seguirá acompanhando os desdobramentos. "Reafirmamos o nosso papel como interlocutora entre o empresariado e o poder público", finalizou Paniago.









