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Campo Grande

31/10/2018 09:40

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Escola da Capital realiza projeto Africanidades em novembro

O evento atua em combate ao racismo, ao preconceito, a discriminação e ao estereótipo

O Projeto Diversidade Étnico-Racial e Cultural, conhecido por Africanidades será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no centro de Campo Grande. O projeto tem como objetivo legitimar as atividades desenvolvidas pelos 2º Anos do Ensino Médio, de forma material e transformadora, demonstrando o protagonismo dos jovens, fortalecendo suas identidades e com os fins do combate ao racismo, ao preconceito, a discriminação e ao estereótipo.

Responsável pelo desenvolvimento do projeto, o coordenador do projeto, professor Izadir Francisco de Oliveira, destaca a importância do respeito com as diversidades e afirma que o assunto é debatido na sala de aula durante o ano letivo. “Esta relação ocorre durante todo o percurso do ano letivo, utilizando da interdicisplinaridade e a ou multidisciplinariade quando for o caso, para  desenvolver e designar atividades conscientes e objetivas, que não sejam concebidas puramente como práticas, e atender meramente a concepção positivista de currículo e datas comemorativas, mas, que tenha profunda justeza com a teoria”.

Além de coordenador do projeto, Izadir é professor de História, Pedagogo e Especialista em Gestão Escolar e Democrática e Mestre em Educação. De acordo com o coordenador, o Projeto Africanidades tem como fundamentação a Educação para as Relações Étnico-Raciais com base na práxis, no sentido da pesquisa teórica e como concretiza o real da escola, o cotidiano do aluno.

O projeto reforça a importância do respeito com as diversidades, com as diferenças, com o ‘outro’, nas relações sociais da humanidade, as quais estão inseridas no cotidiano de todos na sociedade e, fortalecendo a identidade pessoal, étnica, racial e demonstrando aos estudantes que é a práxis da pesquisa e da prática, combatendo o senso comum e levando ao conhecimento, consequentemente uma relação de paz, conhecimento, humanizadora e de protagonismo juvenil.  

Projeto Diversidade Étnico-Racial e Cultural - EEJM

Pela Diversidade de sua “Comunidade” (ao receber alunos de praticamente todos os bairros, condições econômicas, etnias e culturas), na Escola Estadual Joaquim Murtinho de Campo Grande, se desenvolve o Projeto Diversidade Étnico-Racial e Cultural, conhecido por “Africanidades”, o qual tem por objetivo nestes últimos 10 anos implementar a Lei 10.639/2003 que, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, que estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e a Lei 11.645/2008 que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

A culminância ocorre com apresentações com base em pesquisas teóricas, envolvendo a História da África, História Afro-brasileira e Indígena, que são apresentadas aos demais alunos e visitantes, com técnicas práticas e didáticas procurando desenvolver a aquisição do conhecimento teórico e prático, desconstruindo o senso comum, combatendo a violência social e psicológica que gera a exclusão, o preconceito, estereótipo, discriminação, racismo os quais acabam por chegar as vias de fato da violência física.   

O Projeto além do apoio dos demais professores na orientação das pesquisas aos alunos, tem parceria e contribuição de integrantes de Movimentos Negros como TEZ – Trabalhos Estudos Zumbis, CEDINE – Conselho do Direito dos Negros, FORPEDER – Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Mato Grosso do Sul, GEPPEHER/UEMS – Grupo de Estudos Pesquisa em Gestão, Política, Planejamento Educacional e História de Étnico-Racial da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e NEABI/UFMS – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

 

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