As mulheres são a maioria do eleitorado campo-grandense nas eleições municipais de 2020: são 331.490 pessoas do sexo feminino contra 280.997 homens. Porém, o número de candidatas mulheres ainda é muito baixo, cerca de 36% dos concorrentes a uma vaga na Câmara Municipal.
Em porcentagem, mulheres tem 54,1% do eleitorado, contra 45,8% dos homens. Mas nas candidaturas a vereador, essa vantagem numérica derrete. De cada dez candidatos, aproximadamente sete são homens e três mulheres.
Apesar do estímulo da sociedade civil em busca de mais mulheres na política e até de cotas de 30% de candidaturas femininas nos pleitos, a situação de igualdade numérica e representatividade de gênero ainda é muito baixa.
Se o fenômeno da desigualdade repetir a eleição de 2016, a Câmara Municipal de Campo Grande só terá duas das 29 cadeiras. Atualmente Darlengh Campos, do Progressistas e a Enfermeira Cida exercem o cargo de parlamentar.
Embora a eleição seja municipal, a situação constrangedora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul serve como exemplo: não há nenhuma deputada estadual mulher.