A+ A-

quinta, 09 de maio de 2024

Busca

quinta, 09 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

30/03/2024 15:15

A+ A-

Sem material, hospital deixa mulher com endometriose à espera de cirurgia em Campo Grande

Há mais de dois anos na fila do SUS, Laís já teve a cirurgia cancelada por algumas vezes

Março é considerado o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose e tem como objetivo alertar mulheres do mundo todo sobre a importância da realização de exames preventivos para evitar o desenvolvimento da doença em sua forma grave, que muitas vezes pode causar infertilidade.

Mas diferente da teoria, o tratamento da endometriose costuma ser bastante demorado, principalmente para mulheres de baixa renda, e que há anos esperam por uma cirurgia no SUS (Sistema Único de Saúde), como é o caso da moradora de Campo Grande, Laís Ardaia, de 34 anos.

Ela conta que há anos sofre de endometriose e que há dois anos espera na fila do SUS por uma cirurgia. Durante o período, por algumas vezes, já esteve bem perto de conseguir fazer o procedimento, mas sempre havia uma justificativa por parte do hospital, como, por exemplo, a falta de anestesista e por isso ela não conseguia fazer o procedimento. 

Na última vez, a cirurgia estava marcada no Hospital Universitário para a última terça-feira (26), mas desta vez foi cancelada por falta de insumo.

Ela explica que chegou a gastar cerca de R$ 5 mil para fazer os exames necessários antes do procedimento, mas ao chegar às vésperas da cirurgia, ela foi informada pela equipe do hospital de que não seria possível realizar o procedimento por falta de material.

“Paguei vários exames antes de fazer essa cirurgia, mas ao chegar próximo do dia, simplesmente me falaram que não seria possível. Para mim, isso é uma situação humilhante e decepcionante, porque só a gente sabe o que é conviver com a dor que essa doença causa em nós”, explicou Laís.

Diante da frustração, Laís agora tentará agendar outra consulta para daqui a três meses. Mas o pior de tudo, é que nesse período, os exames que ela já fez perde a validade, o que significa que ela teria que refazê-los.

Esses exames até dá para fazer pelo SUS, mas aí seria mais um longo período de espera. Enquanto isso, o problema vai se agravando.

“O problema é que quanto mais demora para fazer a cirurgia, o problema vai se agravando. Então vou ter que fazer esses exames novamente, para tentar fazer essa cirurgia o mais rápido possível”, disse a paciente.

Diante da situação, Laís registrou um protocolo na ouvidoria do hospital para saber o porquê do cancelamento da cirurgia, qual o material que falta para o procedimento e qual o prazo para repor o mesmo e fazer o procedimento.

Reportagem entrou em contato com o HU, pediu um parecer sobre a situação da paciente e aguarda resposta.

O que é endometriose

Segundo o blog Scope, a endometriose é uma doença ginecológica crônica provocada pelas células do endométrio.

Esse quadro ocorre quando parte do tecido endometrial (que em seu funcionamento normal é expelido durante a menstruação) retorna para dentro do organismo e migra diretamente para órgãos da cavidade pélvica, ou mais distantes. Os órgãos podem ser, por ex, ovários, tubas, intestino e bexiga.

Nessas condições as células endometriais voltam a se multiplicar e a sangrar. Isso causa dor, desconforto, distensão abdominal e até mesmo complicações na vida reprodutiva da mulher.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO