Com visitação pública liberada até abril de 2026, será inaugurada nesta sexta-feira (5), a exposição ‘Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia’, no Ponto de Cultura ‘Gibiteca Mais Cultura’, no Jardim Seminário, em Campo Grande.
A mostra é totalmente dedicada a produção literária de Mato Grosso do Sul, convidando o público a mergulhar na essência, estética e influências que moldam a escrita regional. O destaque vai para Manoel de Barros, cuja poesia reinventou o olhar sobre o Pantanal; Hélio Serejo, cronista das tradições e histórias de fronteira; e Maria da Glória Sá Rosa, referência na pesquisa e crítica literária; a iniciativa reúne obras e referências que traduzem a diversidade cultural sul-mato-grossense, estabelecendo conexões entre história, território e identidade.
O espaço expositivo traz elementos visuais inspirados no Pantanal, entre eles a icônica imagem do carro de boi atravessando as águas, símbolo da narrativa e da memória afetiva do estado. As obras e abordagens dos autores homenageados ajudam a contextualizar a evolução da expressão literária regional, evidenciando a potência criativa e estética da literatura produzida em MS.
Outro destaque da exposição é o eixo temático que aborda os fluxos migratórios e suas contribuições para a formação sociocultural do estado. A presença japonesa, síria, libanesa e indígena será apresentada como elemento fundamental na constituição das narrativas e das linguagens literárias consolidadas ao longo do tempo.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Política Nacional Cultura Viva (PNCV), Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.
A abertura da exposição será às 9h, na Rua Sacramento, 800, Jardim Seminário. O período de visitação será até abril de 2026 e agendamentos de visitas poderá ser feito por meio dos telefones (67) 3365-0405 ou (67) 99115-0283 (WhatsApp)









