A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

10/10/2017 09:30

A+ A-

Liminar do TCE suspende contrato entre prefeitura e Águas Guariroba

Por liminar, foram suspensos dois contratos aditivos assinados em 2012, que estendiam a concessão pelo período de 60 anos

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul suspendeu o contrato entre a Prefeitura de Campo Grande e a concessionária Águas Guariroba. Por liminar, foram suspensos dois contratos aditivos assinados em 2012, que estendiam a concessão pelo período de 60 anos.  

O conselheiro Jerson Domingos analisou denúncia do ex-vereador Alex do PT apontando vícios e impropriedades no processo de prorrogação do prazo do Contrato.

“Ademais, vislumbro nos presentes autos, sem nenhuma margem para dúvidas, a presença dos pressupostos e requisitos elementares para o deferimento da cautelar pretendida, quais sejam o fumus boni iuris que está presente na infringência das regras e normas básicas de licitação e normativas deste Tribunal de Contas e o periculum in mora identificado no fato de que o procedimento pode levar a sérios prejuízos ao erário”, concluiu Jerson Domingos.

Com isso suspendeu liminarmente os 3º e 4º termos aditivos. “Com fundamento nesses fatos, me vejo na obrigação de determinar a suspensão cautelar dos instrumentos denunciados, no estágio que se encontram, até o julgamento do mérito deste processo, seguindo as determinações contidas no art. 56 e seguintes da Lei Complementar Estadual n.º 160/2012 e art. 126, inciso I, c/c art. 148 e seguintes, da Resolução Normativa n.º 76/2013. Posto isto, e com amparo nos fundamentos acima enfocados, inaudita altera pars, defiro liminarmente o pedido da Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente - IEAMA, para determinar a suspensão cautelar do 3º e 4º Termos Aditivos ao Contrato de Concessão nº 104/2000 firmado entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e a empresa Águas Guariroba S/A”, determinou.

O contrato de concessão original entre a Prefeitura e a Águas Guariroba foi assinado em 2000, com validade de 30 anos. A decisão do TCE não afeta o contrato de concessão do serviço de Água e Esgoto. Os termos aditivos suspensos foram assinados em abril de 2012, durante o último ano da gestão de Nelson Trad Filho. ”A IEAMA (Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente) entendeu que a antecipação da Universalização foi ato antieconômico e que causou prejuízo ao erário, além de contrariar a legislação de regência licitatória, pois delegou à Concessionária a responsabilidade pela contratação de obras e serviços sem nenhum planejamento técnico antecipado”, consta na decisão.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad tem cinco dias para sustar atos relativos aos contratos suspensos. O ex-prefeito Nelson Trad Filho e a empresa Águas Guariroba têm cinco dias para se manifestar.  Também foi solicitado que Alex do PT seja informado da decisão. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024