O HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão), de Campo Grande, anunciou por meio de nota assinada pela diretoria executiva da instituição, nesta quarta-feira (22), que o corpo clínico inicia a paralisação dos atendimentos anunciada em 18 de janeiro, e que havia sido adiada por 30 dias.
A nota afirma que, com o fim do prazo e o não atendimento das reivindicações feitas naquela ocasião, devido ao déficit financeiro geral acumulado, que é de R$ 770 mil/mês, os profissionais não veem outra alternativa.
Segundo o documento recebido pela diretoria da instituição, os médicos aguardam a regularização dos pagamentos e vínculos/contratos dos integrantes do corpo clínico; regularização dos serviços de patologia e exames de imagens (ressonância magnética e cintilografia óssea), essenciais aos diagnósticos e seguimentos de tratamentos.
"A partir de hoje, serão realizados somente os atendimentos de urgência e emergência realizados no PAM (Pronto Atendimento do HCAA, 24H), as cirurgias de urgências e emergências, atendimentos de UTI e os tratamentos nos setores de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia já em andamento", afirma a nota.
O comunicado afirma, ainda, que um estudo de revisão foi apresentado à prefeitura e ao governo de MS. "Estas e outras questões pendentes para que os atendimentos do HCAA mantenham a regularidade dependem de verba emergencial e também o ajuste na contratualização na ordem de R$ 770 mil/mês cujo estudo de revisão foi apresentado para às autoridades públicas da saúde tanto da Prefeitura como do Governo do Estado em janeiro e até o momento não foi atualizado."
Ainda segundo o documento, os atendimentos somente serão normalizados quando houver a resolução para o problema e os recursos forem liberados.
A situação da instituição teria se agravado no final de 2022, com o pagamento do 13º salário dos funcionários do hospital, que são 422 colaboradores, ao todo, e mais 75 médicos.
O comunicado ainda salienta que os atendimentos do hospital são, majoritariamente, pelo SUS.
"Conforme é de ciência pública, o HCAA é uma instituição filantrópica atendendo 99% dos pacientes oriundos do SUS com os tratamentos totalmente gratuitos aos usuários. Realiza 70% dos atendimentos oncológicos públicos de todo o Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2022 foram realizados mais de 180 mil procedimentos (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, consultas dentre outros atendimentos)."
A nota chega ao fim com a afirmação de que a diretoria procura soluções para os problemas que se apresentam. "Desta forma, buscamos soluções conjuntas com os parceiros públicos para que unidos possamos continuar a prover com qualidade e celeridade os tratamentos aos pacientes oncológicos."







