A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

09/01/2024 16:31

A+ A-

Ministério Público investiga se fila de consultas para urologia pediátrica reduziu em Campo Grande

Há suspeita que crianças esperam por consulta desde 2021

Inquérito civil vai apurar quais medidas a Prefeitura de Campo Grande toma para reduzir a demanda por consultas em urologia pediátrica em Campo Grande. 

Conforme Diário Oficial do MPE-MS, a 32ª Promotoria de Saúde Pública ficou responsável em averiguar quais as medidas tomadas pelo poder público municipal a respeito da oferta e agendamento de consultas dessa especialidade para crianças. 

Ainda segundo apurado, durante a investigação, o secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites fora cobrado para explicar, em 20 dias, a quantidade de pacientes que aguardam consulta de urologia pediátrica no Hospital Universitário. O gestor também fora questionado se a unidade de saúde cumpre a meta estabelecida em contrato com a Prefeitura. 

O procedimento do MPE destacou, à época da preparação para abrir o inquérito, que a Sesau só ofertava um médico dessa especialidade no HU e este profissional abria 48 vagas por mês. A Promotoria teve informes que havia fila de espera de crianças para o tratamento, o que motivou a abertura da investigação. 

A Sesau, diz o MPE, teria informado da impossibilidade de ampliar as consultas em razão de haver apenas um médico e notou-se que havia pacientes aguardando na fila desde 2021. 

A investigação ficará a cargo da Promotora de Justiça Daniela Costa da Silva.

Em nota ao TopMídiaNews, a Sesau explicou que, atualmente, há apenas um profissional médico desta especialidade atuando no Humap e o município mantém tratativa com o hospital e outras instituições para tentar ampliar a oferta do serviço em Campo Grande, "assegurando assim a assistência necessária à população". 

"Por mês, estavam sendo ofertadas 60 vagas para consulta em urologia pediátrica. Todos os questionamentos feitos pelo órgão serão respondidos dentro do prazo estabelecido", completou a assessoria da Secretaria.

O espaço está aberto também ao Hospital Maria Aparecida Pedrossian. 

* Matéria editada às 9h08 de 11/1 para acréscimo da posição da Sesau

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024