A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

29/12/2021 12:11

A+ A-

Casos de influenza disparam e Campo Grande ganha tendas de atendimento

Somente no mês de dezembro foram comprovados 42 casos da cepa da gripe H3N2; um óbito foi registrado

Devido ao aumento de casos de influenza na cepa H3N2 em Campo Grande e alta procura por atendimento médico em unidades de saúde, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) resolveu se antecipar a um surto e tomar medidas como contratação de médicos e montagem de tendas de consultórios em todas as Unidades de Pronto Atendimento a partir dessa quinta-feira (30).

"Estamos tomando cautela para que a gente não tenha nenhum contratempo como estamos vendo nas capitais do nosso país. Estamos observando aumento no número de doenças respiratórias e procura. Há aumento da influenza da cepa H3N2 e isso preocupa nossa cidade. Nossas UPAS tiveram procura assustadora nos últimos três dias com média de 260 pessoas só na parte da manhã", disse Marquinhos.

O prefeito explicou que como prevenção vai renovar o contrato de 90 médicos, contratar mais 30 e colocar tendas para que os médicos não tenham que dividir salas como acontece atualmente. "É um espaço para eles poderem atender com dignidade e respeito. Vamos montar os consultórios climatizar e enviar mais 100 cadeiras para as unidades para recepcionar a população."

As medidas devem sair no Diário Oficial de Campo Grande ainda hoje, diz Marquinhos. 

Vacinação

A previsão é que as vacinas cheguem em abril, disse o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

"Houve uma diminuição de casos de covid e há um aumento de casos de influenza. Temos essa nova cepa predominante H3N2 e estamos verificando esses aumentos de casos com pessoas com sintomas gripais. Não é comum por estarmos em época de verão sendo mais comum no inverno. Então, fizemos essa detecção e estamos planejando as estratégias."

(Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho explica os sintomas da H3N2. Foto: Silas Lima)

O secretário afirma que a influenza não é tão grave quanto a covid e que não demanda de aumento de leitos, pois são casos de consultas, receitas e medicações. Em Campo Grande há cerca de 20 pacientes internados, mas segundo o secretário José Mauro, os casos não são preocupantes.

Os pacientes que são atendidos nas unidades fazem exames da covid a depender dos sintomas. Os casos de influenza são notificados via documento. Somente pacientes que necessitam de internação fazem exames específicos para diagnostico da H3N2. 

Em Mato Grosso do Sul foram registrados um óbito pela influenza em Corumbá e um em Campo Grande.

Orientações

Os gestores indicam que as mesmas medidas contra a covid devem ser continuadas: uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel e lavagem das mãos. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024