Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Prefeitura aumenta capacidade e atende 82 famílias em espaço exclusivo para deficientes

O local foi inaugurado em 2013 e atendia 30 famílias

21 setembro 2021 - 11h15Por Nathalia Pelzl

O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, aumentou sua capacidade e acompanha atualmente 82 famílias com uma equipe multiprofissional que oferta orientações, encaminhamentos para outros serviços e cuidados pessoais que visam promover a qualidade de vida, autonomia e independência.

O local foi inaugurado em 2013 e atendia 30 famílias. 

O Centro Dia que ficava na Avenida Mato Grosso foi para a Rua Quintino Bocaiuva, na TV Morena. 

Conforme a prefeitura, o endereço foi escolhido a dedo para que pudessem estar mais perto da CER/APAE, que é uma unidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pessoas com deficiência. A parceria garante serviços que a rede da assistência social não oferece.

A equipe multidisciplinar do Centro Dia conta com psicólogas, assistente social e terapeuta ocupacional faz o acompanhamento das famílias e trabalha para garantir o acesso a esses serviços no SUS. 

Há ainda um serviço de locomoção que busca as pessoas que não tem como ir para a unidade. 

No começo havia duas Doblôs que levavam 3 pacientes por veículo. Em 2018, a Prefeitura comprovou uma van e hoje transporta até 13 pessoas.

Em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat) e também com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), o Centro Dia busca encaminhar os usuários para o mercado de trabalho. 

Coordenadora do Centro Dia, Maísa Reis explica que o serviço Centro Dia é acionado via CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), ou por demanda espontânea, quando a família vai procurar ajuda no local.

“A equipe faz inicialmente a escuta da família para entender a real demanda daquela família, faz uma visita domiciliar, levanta uma hipótese sobre aquele caso e daí traça um plano de atendimento. Feito esse plano, a pessoa com deficiência vem para o Centro Dia, passa o dia todo aqui. Nós oferecemos o transporte para quem precisa, garantimos que ela tenha acesso a todos os serviços e direitos, desde emissão de documento a ir atrás de benefício (LOAS), tecnologia assistida, bengala, cadeira de rodas, orientação e encaminhamento. Nós fazemos toda essa ponte entre a família e a garantia desses serviços”, explica.

Na unidade são ofertadas atividades do cotidiano como culinária, cultivo da horta, cuidado com o jardim, artesanato, banho de piscina, atividade de lazer, de exercícios físicos, musicalização e outras.

A ideia é dar suporte para que a família tenha condições de manter o vínculo com a pessoa com deficiência, para que não haja rompimento, pois muitas vezes a família tem um vínculo afetivo muito forte, mas não tem condições estruturais de cuidar da pessoa.