SEBRAE MAIO 2023 2

quarta, 29 de maio de 2024

Busca

quarta, 29 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

18/09/2017 10:31

Repórter Top: incêndio em terreno baldio no centro de Campo Grande preocupa moradores

Segundo denúncia, Corpo de Bombeiros foi acionado mas não apareceu

Um incêndio em terreno baldio na região central de Campo Grande está preocupando moradores de um prédio ao lado do local afetado. As chamas começaram no na noite de ontem (17) e se alastraram pelo mato seco.

O terreno fica localizado na Rua Barão de Melgaço, entre a Pedro Celestino e Padre João Crippa, ao lado da antiga Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). A denunciante conta ainda que, tendo uma criança ao lado, ligou para o Corpo de Bombeiros, mas, até o momento, ninguém apareceu.

As ocorrências de incêndio aumentam significativamente com o tempo seco. Além do costume de limpar terrenos com fogo – tipificado como crime ambiental –, a baixa umidade faz com que pequenos focos de fogo se espalhem mais rapidamente.

Foto: Repórter Top

“Tudo fica mais vulnerável a incêndios, inclusive materiais comuns usados nas residências no dia a dia. Quando a umidade relativa do ar está alta isso não ocorre com tanta facilidade, mas com o tempo seco o fogo também se espalha mais rápido”, alerta o chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior.

Para evitar problemas, a população deve ficar atenta e adotar medidas de prevenção, principalmente em relação a materiais mais propensos ao fogo, chamados de combustíveis sólidos de classe A – como madeira, papel e tecido. “Aquela vela acesa perto de cortinas ou madeira, que na época de umidade alta não pegaria fogo, agora com umidade baixa traz riscos muito grandes”, completa o tenente-coronel.

Outros cuidados são não atear fogo em quintais nem terrenos baldios; criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação num espaço de 1,5 metros ao redor para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar; recolher as folhas secas em sacos de lixo; e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação que possa servir de combustível. Quem se deparar com princípios de incêndio deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO