Além da demora no atendimento, a falta de ventilação na UPA Vila Almeida, em Campo Grande, tem sido motivo de reclamação por parte de pacientes.
Indignada com a situação, uma paciente que procurou atendimento na noite desta terça-feira (11) registrou um vídeo em que denuncia a falta de ar-condicionado e ventiladores funcionando na unidade. Segundo a paciente, apenas um ventilador estava em operação, direcionado exclusivamente para as atendentes, enquanto o ventilador destinado aos pacientes que aguardam atendimento estava desligado ou quebrado.
“Ventilador só está ventilando para elas”, disse a paciente, expressando a insatisfação de quem enfrenta o calor durante a espera.
No vídeo, também é possível observar quatro aparelhos de ar-condicionado na recepção da UPA, mas não é possível afirmar se todos estão funcionando corretamente. Pacientes relatam que o calor no local tem gerado desconforto e críticas à administração da unidade.
Em nota, a Prefeitura de Campo Grande informou que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) "realiza monitoramento constante da rede pública para assegurar a manutenção dos equipamentos utilizados nas unidades. Situações pontuais são acompanhadas pelas equipes técnicas para serem corrigidas. Atualmente, a Prefeitura instituiu o Comitê Gestor da Saúde, que vem conduzindo uma ampla reestruturação administrativa e operacional na Sesau, com revisão de contratos, reorganização de equipes, inclusive com visitas técnicas às unidades, visando fortalecer a eficiência, a transparência e a capacidade de resposta da rede municipal de saúde".
* Matéria editada às 11h44 de 12/11 para acréscimo da posição da prefeitura









