Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Camisinha é melhor prevenção, mas teste de HIV é gratuito e fica pronto em 15 minutos

Está em dúvida ou precisa fazer um exame preventivo? Saiba como funciona e aonde fazer

03 outubro 2018 - 13h10Por Dany Nascimento

A população de Campo Grande deve ficar atenta, pois o teste de HIV é oferecido nas 68 unidades básicas de saúde e o resultado sai em 15 minutos. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), quem tiver dúvida sobre o vírus deve solicitar o procedimento para um enfermeiro ou outro profissional capacitado na unidade.

“Se o teste acusar como reagente para o vírus, é realizado outro teste de laboratório diferente do primeiro. Havendo a confirmação, o paciente é encaminhado para atendimento nas unidades de referência: CEDIP (Centro Especializado em tratamento de doenças infecto-parasitárias) da SESAU ou para o  Hospital Dia Professora Esterina Corsini - HU/UFMS. Nestes locais o paciente recebe acompanhamento e tratamento com os antirretrovirais fornecidos pelo Ministério da Saúde, onde, também é oferecido acompanhamento psicológico”, afirma a secretaria.

A terapia antirretroviral tem como objetivo manter as pessoas vivendo com HIV saudáveis. “Para a maioria das pessoas vivendo com HIV, os medicamentos antirretrovirais podem reduzir a quantidade de HIV no sangue a níveis indetectáveis pelos testes laboratoriais padrões. Com a escolha certa de medicamentos antirretrovirais, os níveis virais cairão ao longo de vários meses para níveis indetectáveis e permitirão que o sistema imunológico comece a se recuperar”.

Conforme a Sesau, a melhor forma de prevenção é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, sendo oral, vaginal ou anal. Os preservativos são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde da cidade.