A Igreja Católica inicia hoje (2) o Tríduo Pascal, considerado o período mais importante da Semana Santa e de todo o Ano Litúrgico. A celebração envolve programação que recorda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, iniciados no Domingo de Ramos e concluídos no Domingo de Páscoa. Nesta quinta-feira, os fiéis fazem memória da Última Ceia de Jesus com os discípulos, quando instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.
A celebração do dia também é marcada pelo rito do lava-pés, gesto que remete à humildade e ao ato de servir ao próximo. Após a missa, o Santíssimo Sacramento é levado para uma capela de reposição, onde permanece em adoração até a tarde de amanhã, Sexta-feira Santa.
Já a Sexta-feira Santa é dedicada à recordação da crucificação de Jesus e, neste dia, não há celebração de missas. Às 15h é realizada a Celebração da Paixão do Senhor, com liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão. À noite, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza a tradicional Via-Sacra com procissão e com o Canto do Perdão.
No Sábado Santo, ou "Sábado de Aleluia", em alusão a um termo mais popular entre os fiéis, é realizado o segundo ato do Tríduo Pascal, que é quando Jesus, morto e sepultado, desce à mansão dos mortos. É realizada a Vigília Pascal, considerada a principal celebração do calendário litúrgico, em um rito que inclui a celebração da luz, a liturgia da Palavra, a renovação das promessas do batismo e a Eucaristia, marcando a ressurreição de Cristo.
Por fim, o encerramento da Semana Santa se dá no Domingo de Páscoa, quando os Cristãos celebram a ressurreição de Jesus, posto que a palavra "Páscoa" significa "passagem", e simboliza a vitória da vida sobre a morte.
Programação do Santuário do Perpétuo Socorro:
No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a programação começa na Quinta-feira Santa com a Missa do Crisma às 9h, na Paróquia Santo Agostinho de Hipona.
No santuário, haverá Vésperas às 18h15, Missa da Ceia do Senhor às 19h e adoração ao Santíssimo das 20h30 às 23h.
Na Sexta-feira Santa, as atividades começam às 5h30, com Laudes e adoração até as 15h, seguida da Celebração da Paixão, veneração do Cristo Morto às 17h e Via-Sacra às 19h.
No Sábado Santo, a Vigília Pascal será celebrada às 19h.
Já no Domingo de Páscoa, haverá missas às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h, além de cantata pascal às 19h.









