A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

05/07/2022 20:12

A+ A-

UEMS destina 5%  de cotas para travestis e transexuais em curso de pós-graduação

As vagas estão disponíveis nos campus de Aquidauana, Dourados, Cassilândia, Paranaíba, Campo Grande e Ponta Porã

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aprovou a destinação de 5% das vagas para candidatos transexuais e travestis nos programas de Pós-Graduação da UEMS. A UEMS está entre as instituições brasileiras de ensino superior que promovem ações afirmativas para candidatos autodeclarados transexuais, travestis e transgênero.

As vagas estão disponíveis nos campus de Aquidauana, Dourados, Cassilândia, Paranaíba, Campo Grande e Ponta Porã.
Segundo a UEMS, A decisão garante que esses grupos tenham acesso à pós-graduação como incentivo à Visibilidade Trans na comunidade LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul. 

Os candidatos aprovados devem apresentar no ato da matrícula, a título de comprovação do direito ao ingresso por essa ação afirmativa, um documento de autodeclaração.

São destinadas um total de dez vagas para ações afirmativas entre os cursos de Agronomia, Letras, Matemática, Profissional em Educação e Recursos Naturais. A reserva das cotas para esses grupos é de responsabilidade dos cursos contemplados pelo sistema de ações afirmativas. 

A professora de Língua Inglesa, Tattiana Alves Prado realiza curso de mestrado em Educação no campus de Paranaíba. Ela descobriu que podia ingressar na Pós-Graduação como cotista transexual por meio de informações compartilhadas por um amigo próximo. “Ele estava se inscrevendo e me incentivou a ingressar, pois as cotas para transexuais sempre ficavam sem candidatos”.

Para a estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Alice Sayada se interessou em realizar uma Pós-Graduação após se informar sobre as cotas na Universidade Estadual para pessoas transexuais. Ela acredita que tem mais chances de ingressar na Pós-Graduação por meio da ação afirmativa. 

“Eu só iniciei minha transição na faculdade. Ainda não consegui mudar meu nome por conta do valor que tem que ser pago na remissão de documentos, mas pretendo mudar isso antes da emissão do meu diploma. Por interesse, gostaria de entrar no mestrado de Políticas Públicas, Cultura e Sociedade da UEMS."


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias