TCE JUNHO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
segunda, 27 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Campo Grande

Universidade produz álcool em gel para consumo interno e doa para UBSF

Especialista ainda faz alerta quanto a receitas caseiras de álcool em gel

20 março 2020 - 09h55Por Diana Christie

Os profissionais do curso de Farmácia da UCDB estão produzindo higienizadores com álcool para uso das pessoas que circulam pelo campus e uma parte da produção poderá ser doada para os usuários da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) que funciona na Instituição.

“Neste primeiro momento estamos produzindo o álcool em gel para atender ao consumo interno da Instituição e contribuir para que não falte produto nas gôndolas das farmácias e supermercados. À medida que aumentarmos a produção, vamos entregar aos usuários da Unidade Básica de Saúde da Família existente no campus da Católica. Ressalto que os produtos utilizados na composição do álcool em gel que estamos produzindo são vendidos apenas para técnicos credenciados, em casas de produtos químicos e não em supermercados ou farmácias”, ressaltou a coordenadora do curso, Marla Ribeiro Arima Miranda.

Desde segunda-feira (16), as aulas na universidade seguem apenas no ambiente virtual, não comprometendo, com isso, o calendário acadêmico. Colaboradores em situação de risco também passaram a trabalhar em home office. Diversas medidas de prevenção também estão sendo tomadas e avaliadas a cada dia que passa.

ALERTA

A doutora em Química, professora da UCDB, Geisa Helmold Aspesi, faz um alerta quanto a receitas caseiras de álcool em gel, pois elas podem causar queimaduras e não há garantias de que essa mistura realmente protege contra o vírus. “O álcool do supermercado é chamado de álcool desidratado pois é misturado com substâncias tóxicas, como metanol (cancerígeno) e piridina (substância que causa impotência masculina), justamente para não ser usado como bebida. O contato continuo com a pele pode causar intoxicações graves”.

Ela explica ainda que o álcool em gel industrializado não utiliza o álcool comum encontrado nos supermercados. “Utilizamos um produto diferenciado [álcool 96], que somente pode ser adquirido em casas de produtos químicos, por um técnico químico responsável. Outro ponto da produção industrial é com relação a quantidade correta, pois a medida inadequada pode causar danos à saúde”.

Se você não conseguiu comprar o álcool em gel industrializado, que deve ser utilizado moderadamente, os especialistas recomendam apenas lavar as mãos com água e sabão com frequência para evitar o contágio.