A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

29/04/2016 17:17

A+ A-

Vacinação contra o H1N1 e Influenza B começa no próximo sábado

29/04/2016 às 17:17 |

Da redação com PMCG

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Serviço de Imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), realizará a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Influenza A (H1N1) e B) , organizada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, no sábado (30) em locais de grande fluxo de público. (veja relação abaixo).

A campanha terá seu lançamento formal na UBSF - MÁRIO COVAS - Dr. Wagner Jorge Bortotto Garcia, além de outros 82 locais de vacinação contra a gripe nas unidades de saúde e supermercados, shoppings da cidade e Praça Ary Coelho. Após o dia 30 de abri e até o dia 12 de maio as vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde e unidades básicas de saúde da família.

Público Alvo
Terão direito à vacina, pessoas com idade de 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde.


Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete entre 5 a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos. 

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações, contribuindo na diminuição da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, reduzindo entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 60% o risco de pneumonia em lares de idosos, de 50% nas doenças relacionadas à influenza, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.




Praça Ary Coelho – Avenida Afonso Pena – Centro
Shopping Pátio Central – Rua Marechal Rondon, 1380 – Centro
Shopping Norte Sul Plaza – Avenida Presidente Ernesto Geisel, 21300 – Bairro Jockey Club
Shopping Campo Grande – Avenida Afonso Pena, 4909 – Bairro Santa Fé
Shopping Bosque dos Ipês – Avenida Consul Assaf Trad, 4796 – Parque Novos Estados
Hipermercado Comper Tamandaré – Avenida Tamandaré, 635 – Vila Sobrinho
Hipermercado Comper Brilhante – Rua Brilhante, s/n – Vila Bandeirantes
Hipermercado Comper Jardim dos Estados – Rua Ceará, 1553 – Jardim dos Estados
Hipermercado Comper Center Ipê – Avenida Mascarenhas de Moraes, 2470 – Bairro Monte Castelo
Supermercados Comper Bandeirantes – Avenida Bandeirantes, 3393, Bairro Guanandy
Supermercados Comper Parati – Rua da Divisão, 1208 – Bairro Parati
Supermercados Comper Rui Barbosa - Rui Barbosa, 736 – Vila Glória
Supermercados Comper Zahran - Avenida Eduardo Elias Zarhan, 2500 – Bairro São Bento
Extra Hipermercado – Rua Maracaju, 1427 – Centro
Extra Supermercado - Avenida Joaquim Murtinho, 3167 – Chácara Cachoeira
Atacadão - Avenida Costa e Silva 1526 – Vila Maciel
Atacadão – Avenida Coronel Antonino, 3699 – Bairro Morada Verde

Fonte/Autor: Dirceu Martins - Comunicação SESAU
 
 
 
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024